segunda-feira, 18 de abril de 2011

Listas podem conter «malandros»

Começam a surgir notícias de aprovação de listas partidárias de candidatos às próximas legislativas, em cumprimento do calendário estabelecido. Como cidadão eleitor, estou consciente de que, ao votar, não devo ter apenas em atenção as qualidades e os defeitos (ninguém deles está isento) do líder do partido ou de um ou outro cabeça da lista, mas devo procurar informar-me da «mais-valia» que cada um dos candidatos representa para Portugal. Não estou disposto a dar o voto a uma lista em que haja um desconhecido e, muito menos em que haja um indivíduo de quem conheça graves defeitos. Depois das últimas eleições tive conhecimento de casos que me deram cabal satisfação por ter votado em branco, pois havia nas listas candidatos com processos em tribunal por irregularidades com dinheiro público, havia um fanador de gravadores em «acção directa», etc. etc.

Por isso, será prudente que os partidos tornem públicas as «virtudes» de cada elemento da lista por forma a que os eleitores possam avaliar com alguma segurança a «mais-valia» que ele como deputado pode trazer para Portugal, em defesa dos interesses nacionais, isto é, de todos os portugueses, em aspectos de justiça social, ensino, Justiça, apoios de saúde, combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito, ao esbanjamento, etc.

Poderá haver quem argumente que a maior parte dos deputados não intervém e apenas se limita a levantar o braço nas votações ou aplaudir ou vaiar oradores como determina o chefe da bancada. Mas ,senso assim, levanta-se um problema mais candente o de haver deputados a mais, como já foi referido em:

- Número de deputados
- Deputados a mais, eficiência a menos
- Deputados conscientes da sua quantidade excessiva
- Há deputados a mais, sem dúvida!!!
- Disciplina de voto na AR
- Deputados com sentido de Estado? Quem?
- Legislação deficiente
- Há deputados a mais
- Presentes menos de 50 dos 230 deputados
- Disciplina de voto, deputados a mais?
- Renúncias de mandatos por deputados
- Ongoing a empresa que deu tacho a Branquinho

Imagem do Google

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Malandros é que não vão faltar infelizmente nessas "listas"! Numa das minhas visitas a blogues de Amigos deparei com um post muito interessante e que abordava um tema semelhante - a procura de uma votação que nos livrasse desta mediocridade e confusão em que vivemos!
É realmente difícil encontrar uma solução que se diga boa mas há que encontrá-la!
Um abraço amigo e solidário.

Táxi Pluvioso disse...

O que é preciso é votar. É um dever divino. O povo, durante 36 anos, votou pela bancarrota do país e finalmente, lá para 2013-14, terá cumprido o seu desejo. Então não votaram num que fez uma "descolonização exemplar"? e num que andava nos tejadilhos dos carros? e noutro que tinha amores mas pouca matemática? e noutro que distribuiu dinheiros CEE? esse até agradeceram com duas presidências da república, mesmo sendo ele o primeiro cavador deste buraco onde estamos e que tanto o povo quis.

Costuma-se atacar os políticos, e eu não consigo perceber porquê, eles apenas executam os desejos populares: e o povo queria que lhes baixassem os salários e pensões, e finalmente terá. Ou como é que se explica que existam tantos Bancos em Portugal? falidos e a fazerem dívida? porque o povo quer, vai lá pôr o seu dinheiro e fazer os seus negócios com eles, e depois esperam que os contribuintes lhes paguem qualquer mau negócio. boa semana