segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Para compreender o fosso entre ricos e pobres

Segundo a notícia do JN de hoje Paulo Penedos lucrou meio milhão com Godinho, «o Ministério Público estima em quase meio milhão de euros o saldo positivo dos pagamentos de Manuel Godinho, a Paulo Penedos, em três anos, pela sua mediação junto do pai, José Penedos, presidente da REN, em favor dos interesses das empresas do sucateiro.

O valor consta de acusação do Ministério Público da Comarca do Baixo Vouga tornada pública no final da passada semana, onde é destacado o papel dos dois elementos da família Penedos no caso "Face Oculta" , a trama de influências atribuída ao sucateiro Manuel Godinho.

A investigação da Polícia Judiciária apurou que de 31 de Janeiro de 2006 até Outubro de 2009 " Manuel Godinho entregou a Paulo Penedos pelo menos 1.232.500 euros, sendo 490.500 o saldo líquido favorável a Paulo Penedos dos fluxos financeiros estabelecidos com Manuel Godinho".
» (…) (Para ler a notícia completa faça clic no seu título).

Na corrupção, na troca de favores, no tráfico de influências, na intermediação paralela, todos os coniventes beneficiam mas há sempre um grande perdedor: Portugal, os portugueses, os pagadores de impostos. E a Justiça não tem agido com eficácia para pôr fim a estes escândalos que se sucedem sem parar.

Russell Kirk, em 1950, disse:
“Problemas políticos e sociais são, no fundo, problemas religiosos e morais”.

É estranha a deficiente preparação moral destes jovens, provincianos deslumbrados, que não resistem à tentação da ambição do enriquecimento fácil e rápido, agindo a coberto da protecção da táctica de bando em que tudo é permitido e encoberto para que as comadres não se zanguem e não se saibam as verdades.

Imagem da Net

5 comentários:

Pulseira Electrónica disse...

Olá Caro A João, é disto que trato aqui:

http://pulseiraeletronica.blogspot.com/2010/11/vira-o-disco-e-toca-o-mesmo.html

Vale a pena desabafar, ainda que o método não seja o mais adequado, mas em falinhas mansas, já nada resolvemos...

Bom Feriado,

@Fernando Marques
Pulseira Electrónica

A. João Soares disse...

Caro Fernando Marques,

Devemos estar atentos a todos os indícios que chegam, porque são apenas uma pequena parte das realidades, mas ajudam a compreender porque se chegou à crise e porque é que são apenas os «mexilhões» a lixarem-se.

Abraço
João
Só imagens

Pedro Coimbra disse...

Caro João,
Um amaigo meu, contemporâneo desta criatura nos tempos de estudante, quando rebentou o escândalo disse-me - "Pedro, sempre percebemos que aquele tipo haveria de ser famoso. E também sempre percebemos que seria em virtude de um esquema deste género.
Está no sangue."
Ele, e os colegas, não se enganaram.
Mas este é só uma criaturinha.
Nada que se compara com alguns figurões, nomedamente o sucateiro.
Um abraço

A. João Soares disse...

Caro Pedro Coimbra,

O rapaz está bem inserido no bando dos provincianos deslumbrados e se isto não mudar terá um «belo» futuro. Mas também, se isto não mudar, Portugal não dura muito e ele terá de ir para outra freguesia. Se isto mudar talvez corra o risco de lhe «cortarem a cabeça».
No meio da Face Oculta, talvez o mais inocente seja o sucateiro que está a ser manipulado pelos políticos corruptos que são os que mais benefícios obtêm dos negócios em que o metem. O grande prejudicado é Portugal, pois os enriquecimentos resultam de prejuízos, directos ou indirectos, do erário.

Um abraço
João
Só imagens

A. João Soares disse...

Para haver «justiça social» e reduzir o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, tema não debatido tanto como o necessário, surgiu agora a opinião do mega-milionário americano Warren Buffett. Devemos ler, meditar e divulgar a ideia.

"Parem de acarinhar os super-ricos", pede o milionário Warren Buffett