sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Apoios polémicos a empresas,

Tem acontecido que os Governos dão apoios a empresas estrangeiras, com inaugurações festivas em que comparecem membros do executivo com sonantes declarações aos media, mas que cedo se vem a saber tais benefícios não serem merecidos e que os muitos postos de trabalho não passavam de ilusão.

Seria desejável que tais apoios apenas fossem concedidos após garantias de que havia idoneidade, bons planos e programas de produção. Tem havido muitos casos de autênticos ludíbrios em que foram lesados os interesses dos trabalhadores e, portanto, os interesses nacionais. Agora é o caso da ValSan sediada em Perosinho, Gaia, que recebeu 2,5 milhões do Estado mas vai despedir 200 pessoas. Os operários apontam, como causas, erros de gestão, o que faz pensar na necessidade de o Estado, quando faz favores às empresas deve fiscalizar de perto a qualidade da gestão, através de vistorias por funcionários impolutos.

E quanto a despedimentos, nesta fase crítica da vida nacional, também os despedimento na Groundforce custa três milhões em subsídios de desemprego. Com estas decisões das empresas os prejuízos recaem nos trabalhadores e também na Segurança Social com o ónus do subsídio.

Enfim, estes problemas a exigirem controlo apertado, devem ter lugar importante na reorganização da vida económica e financeira do País a levar a efeito com urgência..

Imagem da Net

2 comentários:

Gisele Claudya disse...

Ah, meu amigo, não vejo a hora de ver vcs, meus amigos portugueses, começarem a dizer que alguma coisa boa está sendo feito e que o país está melhorando. Mas será que terei que esperar muito por isso?
Deus permita que não.
Nada entendo de política mas nesse campo e na Justiça, tudo é sempre muito lento. Pelo menos aqui e aí, né?
Beijocas

A. João Soares disse...

Amiga Gisele Claudya,

Não se trata de pessimismo, mas de colaboração para que sejam corrigidos erros eventuais a fim de serem melhoradas as condições de vida dos portugueses. Nestas páginas não há críticas destrutivas, mas observações que são sempre orientadas para conclusões construtivas de um Portugal maior e melhor. Qualquer referência a algo menos positivo termina sempre em sugestões para melhorar, para corrigir. A condução de um automóvel é assim: nota-se que a direcção não está correcta e actua-se no volante, se a velocidade é demasiada alivia-se o acelerados e prime-se o travão, etc. A vida é desta forma uma sucessão de correcções, adaptações às mudanças ambientais ou aos desvios das perspectivas iniciais.

Estamos sempre a aprender, e os políticos não fogem a esta regra e mau será se fugirem e se mantiverem teimosamente numa pista errada.

Muito obrigado por me dar oportunidade de explicar este meu jeito de ser optimista preocupado e colaborante para um mundo melhor. E o mundo será melhor se cada um limpar a sua testada, a rua na frente da sua casa.

Beijos
João
Sempre Jovens