segunda-feira, 22 de junho de 2009

Como eleger um Presidente da República !!!

Recebido por e-mail de V. C. este exemplo de originalidade, inovação e criatividade da cantora activista Rita Lee, ao apresentar esta ideia brilhante no programa do Amaury Jr.

Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela recorreu à estrutura do programa, para apresentar a seguinte sugestão para a eleição democrática do Presidente da República:

Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados numa casa, debatendo e discutindo os seus respectivos programas e projectos para o País. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados.
Ao fim de cada semana, o público vota e elimina um.
No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do País.

Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, tradicional da campanha eleitoral, a população ficaria a conhecer o verdadeiro carácter dos candidatos, a explicação dos problemas do País e as melhores hipóteses de solução para eles apresentadas pelos candidatos.

Com esta solução, quem financiaria essa casa (Casa dos Políticos) seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e passariam a ser desnecessários os oferecimentos em dinheiro vivo das empresas de construção civil e outras com o argumento de cobrir o 'fundo de campanha'.

Parece uma ideia incrivelmente boa! E teria também o efeito de contribuir para a formação cívica do povo, que muito aprenderia sobre os problemas do País e das várias hipóteses de os resolver. Levaria o povo a interessar-se pelos assuntos políticos de cujo afastamento muitos políticos se queixam actualmente.

Se o leitor achar interessante a ideia, debata-a nas conversas com familiares, amigos, colegas e conhecidos. E, depois, se a ideia for posta em prática (!!!), participe com os seus telefonemas para a ‘Casa dos Políticos’.

5 comentários:

Pata Negra disse...

Aquilo a que se pode chamar uma ideia Genial. Vou divulgar.
Um abraço monarca

A. João Soares disse...

Caro Rei,
Cuidado que no seu reino pode dar-se uma revolução tipo francesa e depois aí tem o Big Brother com artistas de grande visibilidade pública!!!
É de divulgar, sem dúvida, nem hesitação.

Um abraço
João

Anónimo disse...

Sem dúvida original e genial.
Matam-se vários coelhos de uma cajadada. Primeiro porque o povo gosta é de televisão, segundo porque não conhece as ideias destes senhores. Junte-se pois o útil ao agradável!

Luis disse...

Caro João,
A ideia é sem dúvida genial mas que se não fique só para o PR, que seja extensiva ao PM e aos deputados (que poderiam ser muito menos que os 250 actuais, visto não serem precisos tantos parasitas que só servem para as votações e nada mais). Era a única forma em que o Zé poderia, de facto, ter uma ideia concreta do que eles se propõem fazer e assim quando votasse não seria enganado!
Mas infelizmente "eles" tudo farão para que tal não aconteça e se continue a viver nesta "trapaça"!
Um abraço amigo

A. João Soares disse...

Caros amigos André e Luís,
É talvez uma utopia, mas com interesse para reflexão,.
É preciso saber o que os candidatos se propõem fazer pelo País, que expliquem o que é o Governo Central, o que é a Política com P maiúsculo. Mas, infelizmente, só podemos ficar com uma certeza, querem um poleiro para evidenciarem a sua vaidade e para enriquecerem depressa, como se vêm imensos exemplos através das notícias que nos chegam com muita frequência.
A utopia é um objectivo de que nos devemos aproximar, pelo menos em esperança.
Abraços
João