domingo, 12 de outubro de 2008

Segurança de dados

Antes de ensinarem as crianças a utilizar o «Magalhães» será conveniente a ajudarem-nas a raciocinar sobre o respeito pelas coisas que os cercam desde o ambiente até às pessoas que podem ser prejudicadas por um acto menos ponderado. Um computador pode ser um armazém de dados, privados ou oficiais, que se refiram à privacidade de alguém e que, se divulgados, ou colocados em mãos criminosas, as podem prejudicar. É imperioso que quem dispõe de dados de responsabilidade, os mantenha seguros contra situações de risco. O caso vindo hoje a público evidencia bem a necessidade de tais cuidados, tal como o assalto tentado por escalamento da sede da PJ há dias. Transcreve-se o artigo do Diário Digital:

Dados sensíveis do MP sobre «Noite Branca» roubados

Dados sensíveis do Ministério Público relativos ao processo «Noite Branca», que estavam armazenados no computador da procuradora da República Helena Fazenda, estão agora em parte incerta, depois da casa da magistrada ter sido assaltada e o respectivo computador roubado, noticia hoje o Correio da Manhã.

O material da acusação no processo «Noite Branca», relativo às investigações sobre a vaga de homicídios no Porto, estavam no computador roubado na quinta-feira.

Segundo o Correio da Manhã, há o perigo de acesso à identidade de testemunhas e conteúdo de escutas telefónicas.

2 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

Suponho que terão de voltar a concentrar os dados todos e isso sim, será muito trabalho! No entanto é lamentável como tudo isto acontece e a precisão cirurcica daquilo que é roubado. Desconfio cada vez,mais das tecnologias digitais apesar de reconhecer nelas certas virtudes. A concentração de muita informação, possibilitada pelas tecnologias digitais, pode ser fatal como prova o roubo anunciado.

Um abarço
António

A. João Soares disse...

A digitalização tem graves perigos de segurança. Um contacto, mesmo que pouco demorado, com um computador permite que se tire para uma pen uma grande quantidade de informação. E pode nem ser notado!
Em Inglaterra têm desaparecido dados pessoais de inúmera gente, o que pode trazer graves inconvenientes para essas pessoas.
O cuidado nunca é demais
Abraço
João