sábado, 17 de março de 2007

MAUS GOVERNANTES AO SABOR DE MANIFESTAÇÔES

Ultimamente vários ministros têm «recuado» em decisões anteriormente tomadas com arrogância e autoritarismo, pouco compreensíveis em Democracia, em que seria de esperar que elas tivessem sido preparadas em diálogo com todos os interessados, nomeadamente os parceiros políticos e sociais. Há técnicas consagradas para o estudo dos problemas, das possíveis modalidades de solução, da comparação destas e da escolha da melhor, antes de a decisão ser tomada e difundida.

Mas, infelizmente, não existe um curso de formação para governantes e os assessores de que se rodeiam abundantemente, em vez de serem dotados de conhecimentos técnicos e larga experiência, primam pela confiança política familiaridade com o clã dominante, o que acaba por se traduzir na má imagem do governante que por eles devia ser apoiado.

Não é preciso fazer uma pesquisa exaustiva, para apoiar esta sensação: basta citar os avanços e recuos do ministro da Saúde, quanto a maternidades, urgências, centros de saúde, hospitais, etc, da ministra da Educação, acerca da TLEBS, do inquérito sobre intimidades dos pais, , e agora, do ministro dos Negócios Estrangeiros com os fechos ou não de consulados e, pra remediar, a ideia ainda aérea sobra os postos consulares virtuais.

Se as decisões erradas e as arremetidas arrogantes chocam os eleitores, é ainda mais preocupante verificar que os recuos se devem ao efeito da opinião pública e principalmente das manifestações de rua. Recuar quando se erra é uma virtude, um acto de contrição que não desmerece de quem a ele se presta com humildade e firme propósito de se emendar e não voltar a errar. Mas os erros tão ostensivos, praticados com tanta certeza de estar dentro da «verdade», tanta arrogância autoritária são degradantes para a imagem dos seus autores e do governo em que se inserem, que não tem a coragem e o espírito de disciplina, de justiça e de dedicação à causa nacional para os substituir de imediato. Isto vem dar razão à tese do Estado exíguo a que se refere o artigo seguinte, publicado em Securitas



PANO DE FUNDO

“O mundo é um moinho” (Cartola).
“A incerteza continua sendo a palavra-chave do momento” (Ramonet).

Numa visão facilmente apodada de pessimista, e recordando o conceito, Portugal está a caminho de ser, ou já é (?), um “Estado Exíguo”, que “não tem recursos suficientes para prover os meios necessários ao desempenho das funções mínimas que se exigem para a sua soberania, nomeadamente na Defesa e Segurança”.

Os fins clássicos do Estado são garantir a Segurança, a Justiça e o Bem-estar.
Para ler todo o texto clique aqui

Sem comentários: