domingo, 28 de junho de 2009

Sua Excelência traído pelo seu discurso

Tal como o rebanho deve ter os olhos no seu pastor, também a Nação deve prestar muita atenção ao indivíduo que escolheu para seu líder e representante. Não é chamar carneiros aos portugueses, embora alguém os tenha considerado burros, ao serem debatidas as datas das eleições, e embora os governantes só pensem neles quando lhes querem sacar o voto.

Os cidadãos devem observar tudo o que se passa com os candidatos e nada deve ser deixado passar sem ser analisado. Em época dedicada à reflexão cuidadosa para a tarefa de votar responsavelmente, nenhum pormenor deve ser desprezado. Um gesto falhado, uma afirmação fora de cena, pode revelar a verdade que os candidatos pretendem manter oculta, por detrás da máscara ensaiada. Por isso aqui se transcrevem dois pequenos trechos de uma longa carta de um socialista de longa data. Para ler tudo basta clicar no título.

Carta aberta ao primeiro ministro


(…) Permita-me Vossa Excelência duvidar das suas intenções. A minha dúvida tem raiz no discurso de Vossa Excelência.

Nunca fala a favor do povo português, antes debita argumentos mesquinhos, insultuosos, como se lhe tivéssemos passado um cheque em branco.

Sempre um discurso de defesa, nunca a favor de ninguém. O discurso de Vossa Excelência é o que nos faz desconfiar de Vossa Excelência.

(…) Todos temos Vossa Excelência em boa conta, como um homem honesto. Vossa Excelência falha, quando não abona a seu favor.

Quando discursa a promover medidas grosseiras do governo, marketing político para inglês ver (não devia ter dito isto assim, soa a Serious Fraud Office), quando o discurso de Vossa Excelência é um discurso de defesa do seu lugar, da sua posição, do seu poder. Vossa Excelência NUNCA DIRIGIU UMA PALAVRA AO POVO PORTUGUÊS! O seu discurso é reactivo, defende-se afanosamente do que é indefensável.(…)

texto de José M. Barbosa
Publicada por Luis em A Tulha do Atílio.

3 comentários:

Luis disse...

Caro João,
É como dizes há que ter atenção às "entrelinhas" dos discursos destes (des)governantes pois eles podem, quando devidamente descriptados, revelar as suas verdadeiras intenções que aparecem na maioria das vezes "cobertas com peles de carneiro"...
"Cautelas e caldos de galinha" só fazem bem a quem os toma!
Atenção pois e não se distraiam nas próximas eleições para não caírmos noutra "esparrela"!!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Uma boa regra de vida é Pensar antes de decidir e é também aconselhável Parar para pensar.
Muitas vezes perde-se por falar, porque seria mais adequado o silêncio do que as palavras desajustadas. Quem muito fala muito erra.

E ele que agora tem pouco tempo para se ressarcir da derrota do dia 7, deve utilizá-lo de forma eficiente e rentável, sem desvios para ninharias, arrogâncias irritantes, acusações doo tipo Vital e falsas promessas em que o povo já não acredita.

Quando digo isto faço-o com intenção de ajudar. Sou generoso para com os perdedores, os desesperados, os que perderam a esperança e esbracejam para não se afundarem mais. Não gosto de ver corações despedaçados a cometerem actos com características suicidas.

Caro Luís, sei que me compreendes, embora muita gente ao ler isto pense mal de mim!!!

Abraço
João

Luís disse...

Caro João,
Compreendo-te perfeitamente mas, neste caso parece-me que não terás sorte alguma pois o PM infelizmente não é inteligente e assim não aprende com as lições da vida. Ele é esperto, manhoso e oportunista rodeado de "Yesses Men" igualmente espertos, manhosos e oportunistas pelo que difícilmente perdidos que estão só pensam empurrar o País e a crise que vivemos para a frente com a barriga, empertigados que são...
Falta-lhes a inteligência e cultura ético-civica para saberem dar a volta.
"PARAR PARA PENSAR e ESTUDAR OS ASSUNTOS PRIMEIRO PARA BEM DECIDIR"
não é com eles!!!! É que não sabem como isso se faz!!!!
Um grande abraço muito amigo