terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ensino a brincar ou a sério?

Transcrição de texto referido por e-mail, já com várias achegas de percurso. Dá para pensar. Oxalá nunca tenha de ser atendido pelo Sr. Dr. Pedro Póvoa.

O atleta vai das Novas Oportunidades para o curso de Medicina

Pedro Póvoa concluiu o 12º ano um dia antes de viajar para a China, para participar nos Jogos Olímpicos. O português do taekwondo frequentou o programa Novas Oportunidades e foi aprovado. E termos académicos, fará uma progressão rápida, uma vez que se segue a candidatura à Universidade. Ainda pensou em escolher Psicologia ou Gestão, mas candidatou-se a uma vaga na Faculdade de Medicina da Universidade do Minho e deve entrar, dado que tem estatuto de atleta de alta competição. O problema será depois compatibilizar um curso tão exigente com os treinos.

Quando era adolescente, Pedro Póvoa fazia parte dos Ultras da Ribeira no apoio ao FC Porto. Há duas semanas, o líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, apresentou-o a um dirigente do clube para ser estudada a sua contratação.
*
É mais uma história de sucesso do Programa Novas Oportunidades, o tal programa tão elogiado pelo primeiro-ministro. Um programa que conduzirá Portugal ao primeiro lugar mundial nas estatísticas sobre Educação. Agora, ficamos a saber que Pedro Póvoa, atleta de Taekwondo, vai entrar em Medicina sem nunca ter posto os pés numa escola secundária. Desta forma, o Governo manda uma mensagem a todos os jovens portugueses: não é preciso estudar Biologia nem Química para entrar em Medicina. Nem é preciso frequentar o ensino secundário durante 3 anos. Bastam 6 meses no Nova Oportunidades. E a Ordem dos Médicos fica calada? Está revoltado? Não vale a pena revoltar-se. Não queira ser apelidado de 'pessimista de serviço'!
*
Já se sabia que o Novas Oportunidades está a dar diplomas do ensino secundário à velocidade da luz. Ficamos agora a saber que há quem veja nele o caminho mais curto para ser médico. Já tínhamos engenheiros civis sem Matemática e Física do secundário, economistas sem Matemática e linguistas sem Latim. Agora passamos a ter médicos que tiraram o 12º ano em 6 meses. Estudar Biologia? Para quê? Química? Não é preciso! Matemática? É chato!
*
Um caso exemplar. Todos os que tiverem dificuldades nos estudos devem arranjar um pretexto para lhes trazerem a casa um diploma de doutor. MPR fala nisso com as tuas amizades para conseguires um doutoramento para o Bruno. Ele que comece a procurar a picada para lá chegar. O Póvoa era dos Super Dragões, mas o Bruno é militar, o que não deve ser considerado menos importante!!! Não te parece? Ele que trate do caso.
*
Um verdadeiro escândalo. Não dá para acreditar. Isto nem no 3º mundo (propriamente dito) porquanto já basta este nosso!!! (4º, 5º. 6º, ou…)
De resto foi como (acho que se deveria denominar ‘novas calamidades’ que o Sousa grassou nas engenharias (ultra independentes!!!) Haja Deus!
*
Agora fica tudo mais fácil no ensino: exames fáceis para melhorar as estatísticas, trabalheira que um professor tem para dar um chumbo, promessa da ministra de deixar de haver chumbos até ao 9.º ano, generalização do Magalhães às criancinhas, etc.
Mas esta de em Medicina onde tem sido muito difícil entrar se poder acessar vindo das tai oportunidades… meu Deus!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,
É grave, muito grave mesmo e no mínimo um escândalo.
Como é possível este sujeito ultrapassar centenas de estudantes, que se esforçam durante anos a fio, mas, que infelizmente só têm média de 17 e ficam de fora de Medicina?!
A nossa educação, ou seja a base para uma sociedade melhor, está completamente caótica! Mas o mais grave é a sonolência deste povo que nada faz.
Não há tempo a perder, é urgente uma mudança.

A. João Soares disse...

Caro AP,
O povo anda intoxicado pela propaganda do governo e perdeu a capacidade de pensar. É imperioso que tudo seja feito para o acordar da letargia em que se encontra. A hora do levantamento contra a tirania da incompetência e do «bota abaixo» não tardará a chegar.
Oxalá tudo mude de forma eficiente sem recuos para o caos como aconteceu da última vez.
O caso aqui narrado é um escândalo de País do 4º ou 5º mundo. É a entronização da ignorância e da incompetência, o culto da mediocridade. Não se respeitam regras em nada… e não é apenas nas casas da Câmara de Lisboa, nem nas cunhas para dar emprego a assessores.
Um abraço
João

Xelb disse...

"O povo anda intoxicado pela propaganda do governo e perdeu a capacidade de pensar. É imperioso que tudo seja feito para o acordar da letargia em que se encontra."

Não acha que já é um pouco tarde?
Não lhe parece que isto é apenas o culminar de um plano premeditado que já começou talvez há décadas (e não só em Portugal) e que os efeitos se começam a ver agora nas gerações mais novas?
É que a capacidade de sentido crítico (igual a pensar, concluir e decidir pela própria cabeça) tem vindo a ser paulatinamente retirado das gerações mais novas, que irão ser os carneirinhos de amanhã, uma força de trabalho quase escravo, amorfa e sem capacidade?

A. João Soares disse...

Xelb,
É realmente tarde, muito tarde. E o que fazer? Cruzar os braços? Ou meter a cabeça sob a areia como a avestruz?
Por já ser tarde é que é preciso grande esforço daqueles que ainda pensam e pretendem evitar o extermínio da humanidade.
Luís XIV em França era um rei absoluto. O estado sou eu, dizia. E o regime acabou por cair em vida do seu neto.
Só os poltrões aceitam deixar a humanidade seguir num sentido que que consideram errado, sem tomarem medidas para o impedir.
E, em democracia, todos temos responsabilidades, no voto e nas opiniões, aproveitando os direitos constitucionais.
Abraço
A. João Soares