segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Mais dois jovens em destaque

Quando faço qualquer crítica, procuro ser isento, imparcial e construtivo, estimulando o optimismo, sem receio de ser considerado utópico. Nessa ordem de ideias e com a convicção de que os salvadores do País da crise que atravessa, há anos, terão de ser os jovens de hoje, tenho aqui trazido várias notícias de estudantes e profissionais que têm saído do anonimato da vulgaridade, por factos reconhecidos no estrangeiro.

Hoje dou realce ao caso de dois alunos da Escola Secundária Afonso Sanches, de Vila do Conde, Miguel Costa e Patrícia Silva, que venceram, no passado fim-de-semana, o concurso "Ciência em Acção", na categoria Sustentabilidade. Estes dois jovens, de 16 e 17 anos, alunos do 12º ano do curso de Ciência e Tecnologia, representaram Portugal no Congresso Ibero-Americano, em Valladolid, com um simulador de chuvas ácidas, evidenciando curiosidade e estudo aturado, com experiências em condições difíceis, dos efeitos da poluição gerada pela acção do homem, no meio ambiental.

Portugal e o mundo precisam de muitos jovens conscientes dos problemas reais e que se proponham contribuir para o seu estudo e a procura de soluções para a sustentabilidade da vida no Planeta.

Parabéns ao Miguel e à Patrícia e votos de que tenham muitos seguidores na defesa do ambiente de que todo a humanidade precisa. E que este exemplo alicie ao estudo e à análise de problemas de outras áreas da ciência, sem descurar os de carácter social e político.

Sem comentários: