quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Oração e lição de vida

De autor desconhecido, recebido por e-mail de uma amiga que não se tenta e creio que nem se senta!!!

Oração para ser uma velhinha Legal...

Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia.
Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo,
em toda e qualquer ocasião.

Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer
pôr em ordem a vida dos outros.

Ensina-me a pensar nos outros e ajudá-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.

Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos, e que só se preserva os amigos e os filhos... quando não há intromissão na vida deles.

Livra-me, também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias (ataia, ataia...!)e dá-me asas para voar directamente ao ponto que interessa.

Não me permitas falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças.
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa.

Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir muito.
Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.

Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errada em algumas ocasiões.
Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.

Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
Mantenha-me a mais amável possível.
Livrai-me de ser santa.
É difícil conviver com santos!

Mas uma velha rabugenta, Senhor, é obra prima do diabo!
Me poupe!!!
Amém!

2 comentários:

Beezzblogger disse...

Amigo A João Soares, não pude deixar de me emocionar ao ler esta oração, creio que mesmo que esta oração me fez relembrar pessoas queridas que já partiram e histórias que ouvia murmurarem, e agora sei que rezavam, talvez... não seria mesmo esta oração... enfim, a saudade desses entes queridos, a lembrança jamais passará...

Gostei, pois embora eu seja um jovem, sei que se poderei um dia chegar a velhinho.

Abraços do Beezz

A. João Soares disse...

Caro Beezz,
Não olho para este texto como para uma oração, mas principalmente como para uma lição de vida dada por uma pessoa com grandes conhecimentos da experiência.
Como o Mundo seria muito mais salutar se as pessoas seguissem estes pontos de reflexão!!!
Mas, por mais que os pensadores e os sábios apresentem sugestões para reflexão, não conseguem vencer a ambição materialista que move as pessoas reais.
Mas, sem nos sentirmos cansados, vamos continuando a fazer pequenos esforços para melhorar o mundo.
Abraço
A. João Soares