quarta-feira, 13 de novembro de 2013

RAMALHO EANES, PRÉMIO DE CIDADANIA


No dia 25 de Novembro realizar-se-á uma sessão pública sobre António Ramalho Eanes, como consta da notícia que se transcreve:

Ramalho Eanes dá nome a prémio de cidadania
Sol. 11 de Novembro, 2013

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes terá um prémio com o seu nome a partir de 2014 a atribuir a pessoas e entidades coletivas que se destaquem pelos "exemplos de cidadania", disse hoje à Lusa Mendo Henriques, da organização.

O prémio, a atribuir bianualmente a partir de 2014, visa promover "exemplos de cidadania ativa para as novas gerações", e está a ser promovido por uma "comissão cívica" que inclui o cineasta Manoel de Oliveira, o sociólogo António Barreto, o pensador Eduardo Lourenço, o general Loureiro dos Santos, o coronel Vasco Lourenço, ou o presidente da CIP, António Saraiva.

No dia 25 de Novembro realizar-se-á uma sessão pública sobre Ramalho Eanes, acrescentou Mendo Henriques à Lusa, remetendo mais pormenores sobre o prémio e a conferência para uma conferência de imprensa que se realiza na próxima quarta-feira.

"A data é dia 25 de Novembro porque foi o dia em que Ramalho Eanes nasceu para a vida pública, não tem nada a ver com comemorações do 25 de Novembro", sublinhou Mendo Henriques.

Ramalho Eanes foi o coordenador das operações militares de 25 de Novembro de 1975, que pôs fim à influência da extrema-esquerda desde o 25 de Abril de 1974 e na prática terminou o PREC (Processo Revolucionário em Curso). O general foi Presidente da República entre 1976 e 1986.

Imagem do jornal SOL

3 comentários:

A. João Soares disse...

"Queremos homenagear o cidadão Ramalho Eanes e não o militar. Eanes é um cidadão exemplar e numa época de crise como esta que vivemos, consideramos que é fundamental valorizar o capital humano"
Este texto é um extracto da notícia:

Homenagem a Ramalho Eanes sem consenso quanto à data

Muito obrigado, Sr General. Desejamos que faça mais por Portugal, mesmo que apenas com o seu pensamento e as suas palavras patrióticas.

Pedro Coimbra disse...

Homem íntegro, cidadão exemplar, Amigo João Soares.
Este sim, um estadista.
Grande abraço!

A. João Soares disse...

Caro Amigo Pedro Coimbra,

Não foi por acaso que em 6 do corrente iniciei a série
PESSOAS ADMIRADAS E RESPEITADAS
com este SENHOR de quem Portugal ainda tem muito a esperar. Ele +e um militar que levou muito a sério a formação cívica que recebeu em 1953-56, que foi consolidando durante a vida e que ensinou como professor da Academia Militar.

Comparado à integridade dele, há no mundo dois exemplos actuais: o Presidente do Uruguai, Pepe Mujica
e o
Papa Francisco

Como a Humanidade estaria mais harmoniosa, desenvolvida e feliz, se estes exemplos fossem seguidos por muitos governantes!!!

Abraço
João