sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PORTUGUESES ESTÃO A DESPERTAR


Seria bom que a crise servisse de lição não apenas aos políticos (que têm mais dificuldade em aprender), mas principalmente a todos os portugueses, para que despertássemos da sonolência em que temos vivido e pensássemos mais seriamente no futuro e nas estratégias a praticar para passarmos a tirar mais resultado do nosso trabalho, por este ser melhor orientado.

E, pelos vistos, há muita gente válida que está a orientar os seus passos na melhor direcção. A notícia «número de empresas novas aumenta em 15,5% em Outubro» constitui um óptimo sinal de que a lição está a ser aprendida por muita gente.

Desejo-lhes o maior êxito e que as suas actividades se dirijam principalmente aos produtos e serviços que possam ser comercializados e exportados a fim de substituírem importações e servirem para o equilíbrio das balanças comercial e de pagamentos. Esse será o melhor caminho para reduzir a dívida.

A mesma notícia diz que nas insolvências se verificou uma quebra de 15,1% em relação a período homólogo do anos anterior. «Os dados indicam que este crescimento é geograficamente transversal, com todos os distritos a apresentar dados positivos, e com a grande maioria destes distritos a registar crescimentos de dois dígitos"».

Embora o País esteja com pouca capacidade de ajuda financeira aos ousados novos empresários, será bom que os serviços oficiais lhes proporcionem conselho técnico e informação útil para a sua actividade.

O mundo será dos ousados e felicito os jovens que se arriscam no empreendedorismo, com seriedade, dedicação e permanente avaliação da situação a fim de o êxito lhes sorrir a cada momento.

Imagem de arquivo

2 comentários:

O Puma disse...

Faltam as estatísticas das falências

A. João Soares disse...

Caro Puma

Seria interessante que elas fossem feitas, mas os governantes não devem gostar de elas serem conhecidas...
E o governo, em vez de se preocupar em bem gerir os interesses dos portugueses, está mais focado em espalhar poeira e fumaça para iludir o povo com vista às próximas eleições legislativas cuja campanha está em curso, como se vê nas palavras de políticos da área da actual maioria.
Não devemos deixar de reparar que usam números optimistas para nos convencer de que este governo tem feito bom trabalho, mas a realidade está no orçamento para 2014 em que a austeridade continua a agravar-se, em todos os sectores e por várias formas.

Abraço
João