sábado, 23 de novembro de 2013

POEMA DE VIÇOSO CAETANO - NA HORA

S´é certo: - viver não custa,
Custa é saber viver.
É o mesmo co´a velhice,
No saber envelhecer.

Se não é uma chatice !

Vai se perdendo a noção,
Do que foste e já não és,
Vai-se esquecendo a lição
Dois pontos e travessão:
- os Homens passam e andam,
o que fica é a Nação.
E acabam mesmos xé-xés.

É triste vê-los penar,
Vê-los arrastar os pés.

Mas já é indecorosa,
Direi mesmo detestável,
Qu´uma velhice raivosa,
P´ra não dizer execrável,
Venha instigar as ralés
à desordem e ao tumulto.
E aí, os tais xé-xés
já não merecem respeito
e muito menos indulto.

Este, o exemplo perfeito
qu´os pais da Democracia,
pais da Pátria, em agonia,
vieram agora nos dar.

Uns democratas da treta,
que assim por este andar
vão acabar na sargeta,
que esse é o seu lugar.

De: Viçoso Caetano
O Poeta de Fornos de Algodres
22 Novembro de 2013 >

imagem de arquivo

3 comentários:

Luis disse...

Amigo João,
Este poema do teu amigo Viçoso Caetano está mesmo na Hora!!!
O retrato está feito dos Xé-xés que andam por aí a instigar à desordem e ao tumulto esquecendo as suas responsabilidades e criando mais caos á desgraça em que vivemos! São os "pulhíticos" que temos... Pensam nas suas mordomias e os outros que se lixem... E entretanto dão "bitates"
Um forte e amigo abraço

A. João Soares disse...

Amigo Luís,
Viçoso Caetano é um Homem inteligente, um óptimo técnico de marketing., qualidade que beneficia do seu grande patriotismo, do amor aos mais altos valores lusitanos, da sua observação constante do que se passa Na sua área de interesse que é Portugal, a Europa e o Mundo.

Embora não seja um poeta com muita produção, escreve sempre com profundidade e ponderação. E a sua permanente observação, sensibilidade e perspicácia permite-lhe reagir de imediato aos acontecimentos como mostra este poema.

Os xés-xés menos patriotas e sensatos não sabem fazer bom uso da experiência que é suposto terem, ou então evidenciam o refinamento do egoísmo e maldade que sempre os dominou.

Mas o mal não está apenas neles pois também muitos jovens, não disfarçam a sua imaturidade e impreparação cívica e emitem apelos e opiniões que não são mais convenientes ao país do que as idiotices dos x+és-xés, como podes ver numa leitura lenta e cuidadosa do post <PORTAS «REPROVA SOARES» E «REPROVO» PORTAS, onde, além de Portas refiro também Passos Coelho. Não pensam no que dizem e nem sequer souberam escolher seus assessores competentes e com capacidade de raciocínio acerca dos problemas nacionais, isto é, dos portugueses, vítimas de erros de governantes. Os «boys» são nomeados não pelas suas altas qualidades, mas por «empatia» como te disse em comentário recente. E essa empatia pode ter sido gerada em momentos de ócio em situações socialmente menos recomendáveis.

Em vez de críticas ácidas e de instigação a divisionismo inter-partidário e à violência, será mais vantajoso que se critique com racionalidade de forma construtiva, com sugestões de melhor governação, de mais atenção à necessidade de eliminação dos pontos fracos do País, e uma renovação sistemática pacífica dos valores nacionais para recuperação de Portugal, sem os inconvenientes da violência que destrói mais do que beneficia e os mais lesados serão os mesmos que têm sido mais saqueados pelo Poder, em proporção aos seus teres.

Abraço
João



O Puma disse...

... entretanto hoje
Eanes é homenageado
cúmplice do descalabro