domingo, 31 de outubro de 2010

Humor na Política


Imagens recebidas por e-mail
Para deixar de ver os PETS faça clic no X à direita em cima da barra.
Fazendo clic em «Veja todas as imagens» verá cada imagem separada e fixa.

Despesismo. Será verdade!!!???

Portugal e a UE

Para o Bem Comum

No seu artigo de hoje no Jornal de Notícias, Zita Seabra refere a criação pela ACEGE, Associação de Empresários e Gestores Cristãos, do Fundo Bem Comum, um fundo que visa promover e apoiar projectos empresariais de desempregados ou pré-reformados com mais de 40 anos.

Para ler tudo faça clic aqui. Esta iniciativa surge da sociedade e não da máquina do Estado correspondendo à ideia do PR de que os problemas nacionais são de todos os portugueses e ninguém deve abster-se de dar o seu contributo. Se a ideia surge com uma referência religiosa, será de bom senso que outras iniciativas se sigam, não apenas para ajudar quem precisa, mas também para eliminar os «vendilhões do templo», os que querem explorar o povo em nome da democracia, que não cumprem, e que impunemente sugam o dinheiro público para um enriquecimento ilegítimo, imoral e contra toda a ética.

Imagem da Net

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FUNDAÇÃO Cidade de Guimarães

Guimarães será a Capital Europeia da Cultura de 2012 e para gerir todas as festividades e eventos foi criada a Fundação Cidade de Guimarães (FCG).

Curiosamente, em vez de ser nomeado um indivíduo para chefiar a equipa que ele próprio proporia e que não precisaria de mais de dois pares de colaboradores com conhecimentos técnicos adequados às tarefas que lhe iriam ser atribuídas, foi seguida uma artimanha já conhecida e que se adequa ao compadrio e ao «emprego» para boys amigos do Bando do Poder e foi criada uma FUNDAÇÂO.

Ler mais...

Centro de inovações visa o futuro

Se procurarmos fazer uma lista dos instrumentos de trabalho e de lazer agora existentes e que não eram sequer imaginados há 50 anos corremos o risco de encher várias folhas A4. E outros já eram previsíveis mas tomaram formas novas, mais funcionais e práticas. Tais inovações mostram que será difícil imaginarmos o que existirá dentro de 10 anos, porque a inovação está a surgir a um ritmo cada vez mais veloz.

Ler mais...

Jovem Português ganha medalha de ouro da Física

A notícia Paixão pela física dá medalha de ouro a João Carlos Moreira diz-nos o jovem leiriense João Carlos Moreira, de 18 anos trouxe uma medalha de ouro da XV Olimpíada Ibero-americana de Física, que decorreu entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro, no Panamá. O premiado, que é motivo de orgulho para Portugal e exemplo para os estudantes, assume uma autêntica "paixão" pela Física. Agora está a focar o seu interesse na electrónica, que desde o início deste ano lectivo cursa na Universidade de Aveiro.

Ler mais...

A Austeridade e as pessoas

Transcrição de artigo de interesse pelo alerta e os conselhos que transmite:

A maré baixa deixa ver quem anda nu
ISABEL STILWELL | EDITORIAL DESTAK 28 | 10 | 2010

O dinheiro faz falta. O dinheiro vai fazer-nos muita falta no próximo ano. Mas aprender a viver com menos, desde que esse menos seja digno, não é necessariamente mau. A verdade é que valorizamos mais as coisas quando são bens escassos, e fazer omoletes sem ovos até nos pode obrigar a ser mais criativos e a alocar recursos com mais inteligência.

Ler mais...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Perigo Nuclear

Num mundo de ambições e de falta de senso, é difícil compreender a existência de grandes arsenais de armas nucleares e a apetência de outros países para as possuírem, embora para isso tenham de desviar recursos que fazem falta à população. Mas como se tornou moda, embora haja a intenção de evitar a sua disseminação ou proliferação, cada País tem o direito de ter a sua, pois são todos iguais em direitos.

Ler mais...

O mérito de Daniel Bessa

O professor, com os conhecimentos técnicos e a sabedoria da idade e experiência da «política» que há décadas tem arrastado o País para posições pouco lisonjeiras na escala dos Estados Mundiais (32º em corrupção e 26º no índice de prosperidade) tem o mérito de nos fazer pensar sobre o desrespeito dos políticos pela verdade quando afirma o desejo de «Que o acordo não seja uma mentira». Todos sabemos que a condição que coloca a propósito do acordo para aprovação do Orçamento do Estado, pode ser aplicada a todas as afirmações dos políticos que, ao falarem aos portugueses, usam sempre a falácia vulgarizada nas campanhas eleitorais.

Ler mais...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Hugo Santos, Presente !

Transcrição de artigo que considero um óptimo texto:

Um homem exemplar
Inês Pedrosa (www.expresso.pt). Quarta feira, 20 de Outubro de 2010

Memória de um major de Abril que soube honrar a liberdade.

Para a Ju

O general Hugo dos Santos, um dos jovens militares responsáveis pela revolução de Abril de 1974, morreu no dia em que a República completou 100 anos. Nos dias anteriores, dissera à mulher que o acompanhou a vida inteira como queria que fosse o seu funeral: preocupava-o sobretudo não dar trabalho e desaparecer com discrição e simplicidade, qualidades que sempre cultivou. Pediu para ir vestido à civil, porque decidiu ser cremado - mais uma vez, a vontade de não incomodar a família - e, nas suas palavras, "a farda das Forças Armadas não é para queimar".

Ler mais...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pobreza. Realidade a transformar

Apesar das promessas e afirmações bombásticas de propagandistas alheios às realidades do País, chegam, de origem oficial, informações dramáticas que denunciam um estado catastrófico na vida de cerca de metade dos cidadãos. Segundo o artigo do JN «504 096», o relatório apresentado, há uns dias, pelo Conselho Nacional de Educação indica que mais de meio milhão de crianças (504.096) são abrangidas pela Acção Social Escolar. Isto significa que estas crianças, que correspondem a quase metade das crianças portuguesas que frequentam as nossas escolas, dependem do apoio financeiro do Estado para comprar livros e material escolar. E dependem das cantinas escolares para comer. Numa palavra, são 504 096 crianças pobres. O facto de representarem quase metade das crianças das escolas faz meditar na dimensão da catástrofe social existente, apesar de tantas palavras falsamente optimistas de governantes.

Ler mais...

domingo, 24 de outubro de 2010

OE. Haja sentido de Estado

Frases do Dia para meditar

«O candidato à presidência da República Fernando Nobre considera que as negociações entre o Governo e o PSD para a viabilização do Orçamento do Estado (OE) visam apenas "salvar a face" e "continuam os tacitismos políticos no seu pior". "O que importa é salvar as aparências, não é salvar Portugal".»

Ler mais...

sábado, 23 de outubro de 2010

Abate de automóveis

Segundo a notícia «Fim do incentivo ao abate ameaça sector automóvel», a partir de Janeiro, o incentivo de abate de carros velhos só será possível para quem comprar um eléctrico. As associações de comércio de automóveis dizem que é a medida mais gravosa para o automóvel prevista no Orçamento para 2011, ainda mais do que a subida de impostos.

Ler mais...

Pobres não. Estúpidos e mansos

Transcrição de e-mail de remetente identificado:

Há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal, dizia-lhe eu à boa maneira do "coitadinho" português:

Sabes, nós os portugueses somos pobres ...

E respondeu-me assim:


Como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capazes de pagar por um litro de gasolina, mais do triplo do que pago eu?

Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

Ler mais...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bom conselho aos portugueses


Quando estava a generalizar-se a ideia de que seria oportuna a emigração em massa para fugir às medidas de austeridade que empobrecem mais os já pobres e mantêm os privilégios dos «boys», surge este conselho oportuno para os patriotas que recusam abandonar o rectângulo.
Espero ter à porta da caverna um pequeno colector de energia solar para accionar o PC a fim de manter o contacto com os amigos da aldeia global!!!

Consultor e balonista desnorteado

Transcrevo esta anedota recebida por e-mail de remetente identificado por ser muito actual neste período de desnorte para fazer face à crise, com o Orçamento para 2011, sem retirar os tachos aos «boys».

Um homem, voando num balão, dá conta de que está perdido. Avista um homem no chão, baixa o balão e aproxima-se:

- Pode ajudar-me? Fiquei de encontrar-me com um amigo às duas da tarde; já tenho um atraso de mais de meia hora e não sei onde estou...

Ler mais...

Corrupção mata mensageiro ???!!!

Se for verdadeira, a notícia mostra que não se pode dizer «o Rei vai nu», não se pode alertar sobre crimes contra o Estado, porque os poderosos «matam o mensageiro» da notícia que lhes não agrada. O ditado diz «não há fumo sem fogo.
Eis a notícia:

Directora processada após revelar corrupção
Diário de Notícias. 22-10.2010. por CARLOS RODRIGUES LIMA

Responsável do IPO/Lisboa denunciou suspeitas à volta de um concurso de compra de equipamentos. Acabou com um processo disciplinar. MP está a investigar o caso.

Ler mais...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bons Gestores precisam-se


Transcrição de texto recebido por e-mail do amigo DRF seguido de um seu comentário e de uma NOTA:

A fuga das galinhas
Por Joana Amaral Dias em Abril de 2010

Um gestor vale mais do que quem salva vidas e cria (vários tipos) de riqueza como um médico ou um cientista? Qual é o dom especial que possuem para que ganhem muito mais que todos os outros? Não se sabe. Mas essa ignorância não altera os rendimentos.

Ler mais...

Deputados a mais, eficiência a menos

Na actual crise, encontramo-nos numa fase em que devemos olhar mais atentamente para todos os indícios das despesas públicas que, sem nada as justificar aos olhos dos contribuintes, apresentam-se exageradas e com crescimento preocupante.

Fala-se de cortes e aponta-se o dedo para muitos furos por onde se esgota o nosso dinheiro de forma algumas vezes aparentando ser escandalosa. É conhecida a lista tornada pública por um ex-deputado (ver em (1) e em (2), em que não deixa de se referis à Assembleia da República, como uma das fugas onde se pode cortar o esvaziamento. Mas, devido ao estilo académico que usa, não refere as comparações com o Parlamento Sueco (3) ou o britânico.

Ler mais...

Pedir desculpa a Portugal

O líder do maior partido da oposição disse que “O país inteiro sabe quem devia estar a pedir desculpa a Portugal”. Ora, se o País inteiro sabe, eu também tenho obrigação de saber e penso que quem deve pedir desculpa são os políticos que têm feito parte dos Governos, da AR, das autarquias e os que ocuparam e ocupam cargos por nomeação política sem concurso público. Foram esses os predadores do dinheiro público e das potencialidades de desenvolvimento de Portugal.

Ler mais...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Silva Lopes tem medo do FMI

Transcrevo do post «Orçamento ou gestão competente?» a seguinte passagem que afinal não era tão arrojada como poderia parecer:

«Há economistas e gestores que consideram vantajosa a vinda de estrangeiros para sanar todos os vícios e manhas que se foram desenvolvendo nas décadas mais recentes. É lógico que políticos e outros parasitas do dinheiro público detestem a vinda do FMI, mas os portugueses que trabalham e produzem têm grande motivos para o desejarem a fim de verem o País limpo das pestes que o arrastaram para a desgraça.»

Ler mais...

Para aliviar as agruras da austeridade


Ria um pouco para esquecer as dificuldades que lhe impõem.


O problema do frango atravessar a rua,segundo a opinião de ilustres pensadores do passado e do presente


O frango atravessou a rua porquê?

Professora Primária
"Porque o frango queria chegar ao outro lado da rua."

Criança
"Porque sim."

Platão
"Porque queria alcançar o Bem."

Ler mais...

Denúncia e cidadania

Há muitos abusos contra os interesses nacionais, de má utilização do dinheiro e de bens públicos, que são de todos os cidadãos, que passarão impunes se não houver denúncia de alguém que deles tenha conhecimento. Denunciar é preciso, em tais casos.

O vereador do PSD na Câmara de Vinhais, Carlos Costa, denunciou a vogal executiva do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), Cláudia Costa, por abusos no uso de viaturas viaturas do Estado do Centro numa deslocação em férias ao Algarve e em fins-de-semana em Aveiro.

Ler mais...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

«Boys», ostentação, despesas

Transcrição de um caso credível recebido por e-mail. Deve haver muitos casos como este, pois pelos vistos há cerca de 30.000 carros e milhares de «boys».

Ele é vogal de uma dessas entidades reguladoras portuguesas - insisto, não é ministro de país rico, é um vogal de entidade reguladora de país pobre - e foi de Lisboa ao Porto a uma reunião.

Foi de avião, o que nem me parece um exagero, embora seja pago pelos meus impostos.

Ler mais...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nação e imigração

Segundo a Wikipédia, o vocábulo Nação vem do latim natio, de natus (nascido), e significa a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Ler mais...

Alta Finança Europeia


«Tudo para poucos. Nada para o resto»

domingo, 17 de outubro de 2010

Orçamento ou gestão competente?

Usando da «ética da cidadania» como foi referido aqui, é oportuno desabafar sobre um ponto que parece mais propaganda do que decisão bem estudada e preparada, a de extinguir e reestruturar 50 organismos do Estado. Para já ou se extingue ou se reestrutura um organismo. Claro que a extinção de um obriga a reestruturação de outros que com ele partilham repetições ou convergências de finalidades e procedimentos.

Ler mais...

sábado, 16 de outubro de 2010

Portugal visto por jornalista do Pravda

Transcrição de artigo do jornalista Timothy Bancroft-Hinchey, do jornal russo Pravda, que mostra bom conhecimento das realidades actuais e merece ser tido em consideração. É curioso que até nos jornais da Rússia (5ª maior economia do mundo) se fala de Portugal e, pelos vistos, até eles sabem o estado a que chegámos. Parece que muitos responsáveis nacionais têm um conhecimento menos perfeito das realidades do País.

Ler mais...