domingo, 24 de outubro de 2010

OE. Haja sentido de Estado

Frases do Dia para meditar

«O candidato à presidência da República Fernando Nobre considera que as negociações entre o Governo e o PSD para a viabilização do Orçamento do Estado (OE) visam apenas "salvar a face" e "continuam os tacitismos políticos no seu pior". "O que importa é salvar as aparências, não é salvar Portugal".»

Em «Um Orçamento para "salvar a face"»


«Enfim, espero bem que as conversas prévias dos estados-maiores dos dois partidos com os seus negociadores não tenham terminado, como no futebol antes da entrada em campo, com um grito de "Vamos a eles!" Afinal de contas, como ontem muito bem se acentuava neste espaço, estão em causa 10 milhões de pessoas que ainda não desistiram de ser portugueses.»

José Leite Pereira em «Política e Justiça lembram o futebol»


«Foi por este caminho de falsidades que os portugueses foram conduzidos ao maior suplício dos tempos modernos. Aprovem lá o Orçamento, abram as portas ao FMI - mas não deixem sem castigo (político e não só) os responsáveis por estes crimes. É que já basta!»

António Freitas Cruz em «De mentira em mentira até chegar o FMI»


«Agravamento de impostos, cortes nos salários da Função Pública, nas políticas sociais, nas áreas da saúde e da educação, numa só palavra, está em negociação o mais duro Orçamento imposto em Portugal após o 25 de Abril. As aberturas dos telejornais, as vozes da rádio, os títulos dos jornais e a blogosfera vão derramando sobre nós, gota a gota, o pacote da austeridade. O paralelo com os anos 80 não colhe. Mário Soares disse, nesses tempos, que "já se começava a ver luz ao fundo do túnel". Aludia aos efeitos da adesão à actual União Europeia e aos fundos comunitários que chegariam de Bruxelas. Em 2010, porém, o cenário é mais grave. Temos o túnel, mas ninguém vislumbra luz ao fundo.»

Mário Mesquita em «O túnel sem luz ao fundo»

2 comentários:

Beezzblogger disse...

Amigo João, promessas, falta de vergonha, incompetência, aliada à ignorância de todo um povo, só se pode traduzir nisto que estamos a viver em Portugal.

É certo que a crise é mundial, mas também o é para países como a Suécia, a Noruega e a Finlândia, que ao longo dos anos e pelos seus governantes, foram-se adaptando e precavendo com medidas sociais sólidas e políticas responsáveis.

Será que algum dia, iremos estar nesse patamar?

Uma abraço forte e um Bom domingo.

@Beezz

A. João Soares disse...

Caro Beezz,

Procuro ser optimista em todos os momentos e acerca de tudo. Mas não deixo de ser realista. Penso que será difícil aproximarmo-nos muito de tal patamar: os políticos saem do povo e este tem tradições e vícios difíceis de extirpar. Houve candidatos a autarquias com um passado muito negativo e ganharam as eleições. O povo admira quem é «esperto» e enriquece.
Com um povo dotado de tal mentalidade isto não pode melhorar.

Um abraço
João
Saúde e Alimentação