No estado em que o País se encontra, em plena crise de auto-estima generalizada, assumo como dever de bloguista, deitar mão a toda a notícia positiva e geradora de esperança e de confiança em valores nacionais, para a divulgar com a finalidade de levantar o moral dos portugueses, a sua auto-estima.
Hoje deparei com dois casos de grande interesse, para este propósito.
Jorge Pacheco, físico e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, juntamente com uma equipa internacional olhou para as relações das células cancerígenas entre si e com as células dos tecidos em que estão inseridas que apresentam estreitas relações bioquímicas entre si, aplicando a teoria dos jogos na progressão de um tumor específico que afecta a medula do osso.
Essas células aparecem, crescem e multiplicam-se inseridas num tecido com diversos tipos celulares A equipa descobriu que o sucesso do combate deste cancro depende das relações intercelulares que são boicotadas pelos tratamentos médicos. O estudo foi publicado esta semana na revista "British Journal of Cancer". Para ler toda a notícia faça clique neste link.
A outra notícia refere uma mulher de 19 anos de Paredes que sofria de um tumor maligno que lhe roía a mandíbula inferior e que no hospital de Vila Nova de Gaia foi submetida a uma operação que durou 10 horas e em que a cirurgia reconstrutiva maxilofacial à custa de um pedaço do ilíaco para ali transplantado. São passados seis meses, a moça sente-se felicíssima e considera o cirurgião um herói. Há dez anos que Horácio Costa, médico especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, tudo faz para que o serviço que fundou no Centro Hospitalar de Gaia tenha como função reconstruir vidas. Para ler toda a notícia faça clique neste link e neste.
Para conhecer a filosofia do Dr Horácio Costa e outra cirurgia reconstrutiva que teve um sucesso especial por se tratar de uma má formação congénita de um recém-nascido sem grandes esperanças, clique neste link e neste.
O regresso de Seguro
Há 1 hora
4 comentários:
Amigo João,
Fazes bem em enaltecer quem merece e bater em quem pouco ou nada faz para engrandecer o País! Como diz o povo: "o seu a seu dono"! Pena é que quem quer melhorar não o deixam fazer e até lhe tapam a boca...
Um abraço
Caro Luís,
Nenhum Governo consegue tapar a boca a todos os que têm valor. Há casos de portugueses verdadeiramente geniais, quanto a sentido de Estado e a dedicação ao nosso Portugal. Dos mais conhecidos pode citar-se Adriano Moreira, Medina Carreira, Oliveira Martins do TC, Mota Amaral, Ferraz da Costa. Estes têm como contrapartida o fanático de Maquiavel que defende que os políticos devem marimbar-se para a ÉTICA, e outros como ele. Há estudantes de valor, cientistas com provas dadas e profissionais de vários sectores que têm os pés bem assentes no chão.
Um abraço
João
"Este País pode ser um grande Portugal!!!"
Ora aí está uma grande verdade!
Mas é com tristeza que o digo! Tanto sofre uma pessoa que assim o diz, assim o faz.
Embora os políticos e os que são por eles nomeados para cargos rendosos, pouco ou nada façam para o engrandecimento do País, há muitos jovens estudantes e cientistas que estão a levar a lugar bem alto mundialmente o nome de Portugal. Mas não recebem incentivo nem condecorações nas datas festivas.
Mas, se todos quisermos e fizermos um esforço, seremos um grande país daqui por alguns anos. Mas antes é preciso eliminar os actuais viciados nas mordomias do poder.
Cumprimentos
João
Enviar um comentário