Agradeço ao Amigo Fernando Rezende o envio de textos e pistas para um tema altamente honroso para Portugal e para os portugueses. Trata-se da cientista Elvira Fortunato, dedicada à tecnologia de ponta, premiada pelo European Research Council com 2,5 milhões de euros e considerada uma das melhores cientistas do mundo na área das nanotecnologias.
A importância destes tema não se compadece com um curto resumo e, por isso, deixo aos interessados pistas para serem melhor esclarecidos e partilharem o meu agrado por termos uma compatriota de tal gabarito internacional e que deve servir de estímulo e desafio para os jovens estudantes. Um exemplo brilhante.
Eis alguns links:
Para pesquisa no Google: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&source=hp&q=ELVIRA++FORTUNATO&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=&aq=null&oq=
Elvira Fortunato, cientista portuguesa de micro-electrónica, uma das melhores do mundo
Inovação Mundial – Universidade Nova produz primeiros transístores com papel
A cientista que ganhou 2,5 milhões de euros do European Research Council
Dispositivos podem ser aplicados em superfícies de papel, vidro, cerâmica, metal ou plástico.
DELITO há cinco anos
Há 36 minutos

2 comentários:
Sem dúvida que Portugal tem de tudo, até MAUS POLÍTICOS.
"Brilhante" o incentivo do manga de alpaca que fêz a observação "olhe que isto é para a nata da nata europea", quando Elvira Fortunato se dirigiu ao (in)competente departamento para poder apresentar a sua Candidatura ao ERC!
Só me admiro que esta Senhora ainda esteja em Portugal e não tenha ido para o estrangeiro engrossar o numeroso Grupo de Cérebros Portugueses Brilhantes que têm contribuido para enriquecer a Investigação e Ciência nos Países de Acolhimento.
Neste Espaço lhe deixo os meus votos de Felicidades na sua já real e promissora carreira.
Não lhe devem faltar convites aliciantes. Mas deve ser uma pessoa bem intencionada e com amor ao Portugal tudo querendo fazer para elevar a imagem do País no mundo. Felizmente há mais gente jovem assim.
É pena que esta dedicação não seja partilhada pelos políticos que esquecem o Portugal que juraram servir e só pensam em enriquecer por qualquer forma, sem ética (como disse Paulo Rangel).
Um abraço
João
Enviar um comentário