domingo, 6 de setembro de 2009

Este País pode ser um grande Portugal!!!

No estado em que o País se encontra, em plena crise de auto-estima generalizada, assumo como dever de bloguista, deitar mão a toda a notícia positiva e geradora de esperança e de confiança em valores nacionais, para a divulgar com a finalidade de levantar o moral dos portugueses, a sua auto-estima.

Hoje deparei com dois casos de grande interesse, para este propósito.

Jorge Pacheco, físico e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, juntamente com uma equipa internacional olhou para as relações das células cancerígenas entre si e com as células dos tecidos em que estão inseridas que apresentam estreitas relações bioquímicas entre si, aplicando a teoria dos jogos na progressão de um tumor específico que afecta a medula do osso.

Essas células aparecem, crescem e multiplicam-se inseridas num tecido com diversos tipos celulares A equipa descobriu que o sucesso do combate deste cancro depende das relações intercelulares que são boicotadas pelos tratamentos médicos. O estudo foi publicado esta semana na revista "British Journal of Cancer". Para ler toda a notícia faça clique neste link.

A outra notícia refere uma mulher de 19 anos de Paredes que sofria de um tumor maligno que lhe roía a mandíbula inferior e que no hospital de Vila Nova de Gaia foi submetida a uma operação que durou 10 horas e em que a cirurgia reconstrutiva maxilofacial à custa de um pedaço do ilíaco para ali transplantado. São passados seis meses, a moça sente-se felicíssima e considera o cirurgião um herói. Há dez anos que Horácio Costa, médico especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, tudo faz para que o serviço que fundou no Centro Hospitalar de Gaia tenha como função reconstruir vidas. Para ler toda a notícia faça clique neste link e neste.

Para conhecer a filosofia
do Dr Horácio Costa e outra cirurgia reconstrutiva que teve um sucesso especial por se tratar de uma má formação congénita de um recém-nascido sem grandes esperanças, clique neste link e neste.

4 comentários:

Luis disse...

Amigo João,
Fazes bem em enaltecer quem merece e bater em quem pouco ou nada faz para engrandecer o País! Como diz o povo: "o seu a seu dono"! Pena é que quem quer melhorar não o deixam fazer e até lhe tapam a boca...
Um abraço

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Nenhum Governo consegue tapar a boca a todos os que têm valor. Há casos de portugueses verdadeiramente geniais, quanto a sentido de Estado e a dedicação ao nosso Portugal. Dos mais conhecidos pode citar-se Adriano Moreira, Medina Carreira, Oliveira Martins do TC, Mota Amaral, Ferraz da Costa. Estes têm como contrapartida o fanático de Maquiavel que defende que os políticos devem marimbar-se para a ÉTICA, e outros como ele. Há estudantes de valor, cientistas com provas dadas e profissionais de vários sectores que têm os pés bem assentes no chão.

Um abraço
João

Unknown disse...

"Este País pode ser um grande Portugal!!!"

Ora aí está uma grande verdade!

Mas é com tristeza que o digo! Tanto sofre uma pessoa que assim o diz, assim o faz.

A. João Soares disse...

Embora os políticos e os que são por eles nomeados para cargos rendosos, pouco ou nada façam para o engrandecimento do País, há muitos jovens estudantes e cientistas que estão a levar a lugar bem alto mundialmente o nome de Portugal. Mas não recebem incentivo nem condecorações nas datas festivas.
Mas, se todos quisermos e fizermos um esforço, seremos um grande país daqui por alguns anos. Mas antes é preciso eliminar os actuais viciados nas mordomias do poder.

Cumprimentos
João