quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Acidentes aéreos frequentes

A propósito da notícia «Três mortos em queda de avioneta» dobre o acidente ocorrido ontem no concelho de Castro Verde perto da minas de Neves-Corvo, transcrevo a cronologia dos acidentes semelhantes mãos recentes. Noutros tempos houve os malucos das máquinas voadoras, mas a sensatez inspirou sérios cuidados tanto na manutenção das máquinas como na pilotagem. Hoje, a frequência de acidentes aéreos por todo o mundo, leva a desconfiar de incúria e irresponsabilidade na manutenção e na pilotagem. O resultado de poupanças nas despesas com a preparação para o voo acaba põe ser demasiado penalizante. Em vidas inocentes.

Aos técnicos e responsáveis pela manutenção sugiro meditação sobre o exemplo citado no post «Furo no barco»

Acidentes com aeronaves este ano em Portugal
JN. 090916

Cronologia dos principais acidentes com aeronaves ocorridos em Portugal, desde 1 de Janeiro de 2009.

24 Maio, Funchal: Uma aeronave ligeira, um aparelho privado de acrobacias modelo Zelin 142, despenhou-se na pista do Aeroporto da Madeira, um acidente que provocou um morto, um co-piloto da TAP e proprietário da aeronave, e um ferido, mecânico de aeronaves.

13 Junho, Seia: Um helicóptero, da empresa Helisul e que estava a fazer filmagens aéreas ao serviço de uma produtora, caiu numa encosta da Serra da Estrela, a 1.600 metros de altitude, no meio de giestas, ficando seguro por um cabo instalado pelos bombeiros. O realizador e operador de câmara ficaram gravemente feridos, registando-se ainda outro ferido ligeiro.

12 Julho, Ponte de Lima: Uma pessoa morreu na queda de uma avioneta em Ponte de Lima.

17 Julho, Santarém: Uma aeronave com dois passageiros capotou para fora da pista quando estava a aterrar no aeródromo de Santarém, provocando um ferido ligeiro.

12 Agosto, Fundão: Um avião de combate a incêndios aterrou de emergência em Ferreiras, Concelho de Fundão. Os dois tripulantes saíram ilesos.

14 Agosto, Évora: Uma aeronave, um bimotor Beech 99 conduzido pelo dono do avião e proprietário da empresa de pára-quedismo SkyDive, caiu no Bairro de Almeirim, causando a morte dos dois ocupantes. O aparelho causou ainda danos no edifício em que raspou quando caiu.

16 Agosto, Setúbal: A queda de uma aeronave ligeira na zona de Alcácer do Sal, na Herdade de Palma, resultou na morte do piloto do aparelho, de 79 anos, e um dos proprietários da Herdade de Palma. Registou-se ainda um ferido grave, de 18 anos, com queimaduras nas pernas, e dois feridos ligeiros, familiares das vítimas, e que se encontravam em terra.

15 Setembro, Beja: Uma avioneta caiu em Aldeia de Sete, em Castro Verde, e fez três mortos.

Sem comentários: