quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ex-governante a contas com a Justiça

Segundo a notícia do JN online «Oliveira e Costa já está no Tribunal de Instrução Criminal» , o ex-banqueiro e ex-presidente do BPN, suspeito de vários actos delituosos, saiu de uma das suas casas, no centro de Lisboa, pela porta da garagem, ao início da noite, escoltado por quatro agentes da autoridade em direcção ao Tribunal Central de Instrução Criminal onde será submetido a um primeiro interrogatório judicial. Foi detido após buscas feitas pelo Ministério Público, Inspecção Tributária e pela Guarda Fiscal às suas residências.

O antigo banqueiro, que dirigiu o BPN entre 1998 e 2008, foi constituído arguido, por suspeitas de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal. Em Fevereiro último demitiu-se, invocando razões de saúde, das funções de presidente do grupo Sociedade Lusa de Negócios/BPN que exercia desde 1998.

Este caso suscita dois tipos de comentário:

O primeiro é que ser governante ou ex-governante não é garantia de seriedade, honestidade, carácter, patriotismo, etc. Esta conclusão responde em grande parte ao espanto do Sr. Presidente da República em relação ao desinteresse dos jovens pela política. Esta não atrai pessoas que prezam os valores e princípios éticos.

O segundo comentário é positivo pois contraria o sentimento negativo reinante entre os portugueses de que em Portugal só são chamados aos tribunais os que não usam gravata! Há quem diga que o Dr. Vale Azevedo é uma excepção, havendo piores à solta. Agora este sentimento poderá ser revisto, a não ser que o crime prescreva, ou haja falta de provas, ou se houver condenação esta seja com pena suspensa como um caso recente, com um político de autarquia. O futuro dirá.

3 comentários:

Bmonteiro disse...

Conforme lido num outro blog,
está encontrado o «Vale de Azevedo» da banca portuguesa.
Já que nada de semelhante terá ocorrido no BCP.
Ou nas autarquias do Regime.
Ou...ou..ou...
Portanto, a Oeste nada de novo.
A bem da Nação.
Abraço
BM

A. João Soares disse...

Meu caro Bravo Mike,
Depois da sentença da Fátima Felgueiras e de outros políticos e do processo da Casa Pia não sei se podemos ter esperança de ver efectuada a Justiça que as pessoas esperam e desejam. Dizem que ela é cega e é igual para todos, mas...
Recordo que várias figuras consideradas isentas e competentes na Economia do País não hesitaram em colocar um manto protector sobre o Banco de Portugal que falhou na missão de verificação do funcionamento do sistema financeiro nacional e sobre casos suspeitos ligados a corrupção, tráfico de influência e enriquecimento ilegítimo.
Há um falso conceito de conceito de camaradagem entre os poderosos, que pode chegar ao encobrimento e conluio.
No entanto, os procedimentos incorrectos (ou criminosos?) de pessoas sem escrúpulos ocasionam o desvio de dinheiros dos nossos impostos do seu legal destino nacional para ir reparar os erros graves que cometeram.
Um abraço
João

A. João Soares disse...

De entre a abundante informação da Comunicação Social de hoje, convém prestar atenção ao artigo do Correio da Manhã com direito a primeira página Mulher fica com bens do casal