segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Um tema para meditar

O filósofo romano Séneca (4 aC - 65) deixou-nos, entre muitas preciosidaes sobre a criatura humana, o seguinte pensamento:

A maldade bebe a maior parte do veneno que produz

Todos conhecemos casos em que os espíritos obcecados em fazer mal a outros nunca conseguem adquirir a paz interior que lhes permita sentir-se felizes. A sua fixação na maldade envenena-lhes o raciocínio (se ainda o têm) e entram numa espiral que os destrói.

Quando, hoje, dei com este pensamento, recordei uma série disparatada comentário9s impróprios e provocadores ocorrida no início deste ano no blog A Voz do Povo e nos meus. Ocasionaram um post de alerta naquele blog em 13 de Março e outro no dia seguinte nos meus blogs, que podem ser consultados.

O indivíduo que provocou esse mal-estar, voltou a querer complicar a vida dos bloguistas, por razões que se desconhecem, mas que se vão descortinando, com a insistência das suas estranhas manifestações.

Será bom para a estabilidade mental que, se conseguir, pense um pouco na frase de Séneca e se contenha nos seus ódios e iras.

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma grande verdade... Para reflectir a sério!

A. João Soares disse...

Caro AP,
O ódio, a maldade, é um ácido muito corrosivo que destrói o recipiente que o contém.
Li há tempos que tudo na vida é condicionado por dois factores antagónicos, o amor e o medo. Quando os nossos actos são mais condicionados pelo amor eles são mais pacíficos, humanos, racionais, harmoniosos. Quando é o medo a ter preponderância, nada se pode esperar de racional e bom, pois a desconfiança, o ódio, a raiva geram as maiores agressividades e violências.
Isto acontece entre as pessoas e as sociedades, entre os Países.
Se der um passeio por este blog encontrará vários posts em que, para as relações internacionais, sugiro as conversações, as negociações para evitar a guerra e resolver pacificamente os conflitos. É preciso criar um ambiente de bom entendimento em que não tenha lugar a desconfiança, a calúnia, a maledicência e em que se gere descontracção, confiança mútua, espírito de colaboração, de solidariedade.
A vida pode ser muito agradável se for evitada a maldade, mas a ambição, a inveja e todas as formas de maldade tornam a existência num inferno. E os maus serão os mais infelizes por se gastarem em conjecturas de vinganças de vontade de ferir.
Um abraço
João

Mariazita disse...

Querido amigo João
Todo aquele que espalha maldade e infelicidade à sua volta é, por certo, uma pessoa infeliz.
Pelo contrário, quem é feliz não sente prazer no mal alheio, e o seu desejo é ver toda a gente bem.
Quem se der ao trabalho de analisar uma pessoa considerada “má” acabará por verificar que é infeliz.
Só assim se compreende (embora não se justifique…) o seu procedimento.
Seria muito bom que esse pensamento de Séneca fosse meditado e interiorizado por todos, especialmente por esse tipo de pessoas.
Estamos sempre a tempo de inverter o rumo que demos à nossa vida.
Quem o não fizer, e persistir na maldade, corre o risco de morrer envenenado.

Esperemos que não volte a repetir-se o “destempero” desse comentador que o João refere, que só serve para causar aborrecimentos.

Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Querida Amiga Mariazita,
Há verdades que só redundantes, de tão repetidas serem e de merecerem a concordância de todas as pessoas normais. Porém há cabeças duras onde elas não entram nem com picareta. Como cada um traça o seu destino, esses acabam por morrer vítimas do veneno que produziram ao longo da vida. As suas características não fazem prever uma reabilitação, porque só muda de rumo quem é inteligente e tem força de vontade para seguir o bem.
Beijos
João

Paula Raposo disse...

São algumas mentes absurdas com que deparamos por aqui, por ali, por acolá...que sejam felizes! Beijos para ti.

A. João Soares disse...

Cara Paula,
Dizes «que sejam felizes» mas, segundo o filósofo Séneca, não o podem ser porque bebem a maior parte do veneno que produzem. E, as que produzem muito veneno dificilmente escapam aos seus efeitos letais!!!
Beijos
João