quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Como é possível?

A nomeação de Manuel Sebastião pelo ministro Manuel Pinho para presidente da Autoridade da Concorrência tem dado lugar a variados comentários. Hoje, à primeira vista, apareceram-me os dois seguintes «o regime dos amigos» do jurista Pedro Lomba e «Sócrates sai em defesa de Sebastião e Pinho» de Márcio Alves Candoso.

Ficam os links para quem desejar ver os argumentos neles constantes. Mas uma coisa me chocou. Não estranho que o clã dos políticos ignore a existência de concursos públicos como regra geral e opte por relações de família, de nome, de amizades, de trocas de favores, de conivências, etc. Mas uma desculpa saída da boca de Manuel Pinho brada aos céus. Alegou, em abono da competência, o facto de Manuel Sebastião ter obtido um grau académico na mesma universidade em que se formou Barack Obama. Nunca esperei ouvir um tal argumento de um ministro. Será que aquele senhor está convencido de que todos os estudantes que frequentaram a universidade em que se formou Albert Einstein, são génios da mesma craveira deste? Ou que os estudantes que obtiveram grau académico na universidade onde Víctor Constâncio fez o doutoramento, são «sumidades» como ele?

Claro que qualquer pessoa pode ter o azar de cometer uma gaffe, qualquer político pode usar de demagogia para iludir o Zé Povinho ignorante e pacóvio (como eles julgam que os cidadãos são), mas dizer um tal argumento com tanta convicção e convencimento de que tem poder de persuasão, é motivo para humor muito negro. Se os seus colegas políticos aprenderem essa lição passam a evitar Independente e Moderna para se doutorarem e correm aquelas em que se formaram os mais recentes laureados com o prémio Nobel. Se assim fizerem, segundo este ministro, terão o maior êxito na vida, mesmo que nada estudem e passem à tangente.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Sr Manuel Pinho já nos habituara a ideias estapafúrdias, respostas vazias e argumentação inóqua, tudo servido por um sorriso satisfeito, quase seráfico, como quem acaba de chegar da última reunião ... do conselho de ministros!
Agora, com a referência inoportuna, descontextualizada, portanto tola, a Barack Obama,
atinge o ridículo e provoca gargalhada. Por mim, ri bastante, na altura, o que é muito saudável. E espero, a bem da minha saúde, que o senhor insista neste registo!
Por outro lado, se é este o definitivo argumento para qualificar o senhor Manuel Sebastião, percebo agora a sua nomeação! É que em matéria de ...concorrência, quem mais qualificado? Para além do mais, a argumentação é ofensiva para o primeiro ministro, que se ficou por lusa e modesta universidade! Ora, não podia o senhor Manuel Pinho ser mais cauteloso? Não se esqueça que “...quem se mete com o PS leva”, como dizia o eng Jorge Coelho!
Ferreira Pinto

A. João Soares disse...

Caro Artur,
Estamos perante um génio. E onde se terá formado este génio Pinaster? Será que teve o dom de se licenciar na mesma universidade que formou o Sócrates e o Vara? Tudo gente genial para levar o País a bom porto!!!
Abraço
João