sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Elvira Fortunato cientista de micro-electrónica

Agradeço ao Amigo Fernando Rezende o envio de textos e pistas para um tema altamente honroso para Portugal e para os portugueses. Trata-se da cientista Elvira Fortunato, dedicada à tecnologia de ponta, premiada pelo European Research Council com 2,5 milhões de euros e considerada uma das melhores cientistas do mundo na área das nanotecnologias.

A importância destes tema não se compadece com um curto resumo e, por isso, deixo aos interessados pistas para serem melhor esclarecidos e partilharem o meu agrado por termos uma compatriota de tal gabarito internacional e que deve servir de estímulo e desafio para os jovens estudantes. Um exemplo brilhante.

Eis alguns links:

Para pesquisa no Google: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&source=hp&q=ELVIRA++FORTUNATO&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=&aq=null&oq=

Elvira Fortunato, cientista portuguesa de micro-electrónica, uma das melhores do mundo

Inovação Mundial – Universidade Nova produz primeiros transístores com papel

A cientista que ganhou 2,5 milhões de euros do European Research Council

Dispositivos podem ser aplicados em superfícies de papel, vidro, cerâmica, metal ou plástico.

2 comentários:

FRezende disse...

Sem dúvida que Portugal tem de tudo, até MAUS POLÍTICOS.
"Brilhante" o incentivo do manga de alpaca que fêz a observação "olhe que isto é para a nata da nata europea", quando Elvira Fortunato se dirigiu ao (in)competente departamento para poder apresentar a sua Candidatura ao ERC!
Só me admiro que esta Senhora ainda esteja em Portugal e não tenha ido para o estrangeiro engrossar o numeroso Grupo de Cérebros Portugueses Brilhantes que têm contribuido para enriquecer a Investigação e Ciência nos Países de Acolhimento.
Neste Espaço lhe deixo os meus votos de Felicidades na sua já real e promissora carreira.

A. João Soares disse...

Não lhe devem faltar convites aliciantes. Mas deve ser uma pessoa bem intencionada e com amor ao Portugal tudo querendo fazer para elevar a imagem do País no mundo. Felizmente há mais gente jovem assim.
É pena que esta dedicação não seja partilhada pelos políticos que esquecem o Portugal que juraram servir e só pensam em enriquecer por qualquer forma, sem ética (como disse Paulo Rangel).

Um abraço
João