sábado, 17 de janeiro de 2009

Os portugueses e os outros europeus

É vulgar ouvir-se aos políticos e grandes gestores que "os portugueses gastam acima das suas possibilidades". E quais são essas possibilidades para os portugueses comuns (os que têm trabalho por conta de outrem)? Estes, que são a maioria, ganham pouco mais (55%) do que se ganha na zona euro. Portanto, a frase, para estar correcta devia ser um pouco diferente: os portugueses recebem muito abaixo das suas necessidades básicas.

No entanto, os portugueses privilegiados, principalmente os que vivem à custa do erário, sendo de destacar o génio das Finanças Víctor Constâncio, podem mostrar-se ufanos perante os parceiros europeus, porque recebem em média:

- mais 32% do que os americanos;

- mais 22,5% do que os franceses;

- mais 55 % do que os finlandeses;

- mais 56,5% do que os suecos"

(dados de Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 24/10/08)

Para maior infelicidade dos portugueses comuns, os que vivem à custa do dinheiro público com tiques de sanguessugas não fazem a menor ideia da vida difícil da quase totalidade dos portugueses. E estes, sem possibilidade de ter vontade própria, ainda teimam em votar, para termos cada vez mais do mesmo. Por isso, o conselho que anda por aí a circular de que é preciso que todos votem em branco para os obrigar a mudar o regime. E quanto a essa mudança recordo o post «Reforma do regime é necessária e urgente».

Recebido por e-mail e adaptado ao presente formato.

3 comentários:

Paula Raposo disse...

Eu anularei o meu voto. Isso é certo. Beijos.

A. João Soares disse...

Querida Paula,
Um voto nulo não tem significado, porque engloba todos os que não forem utilizados devidamente do género um analfabeto que coloca a cruz fora do quadrado ou que se engana e faz outra cruz, faz um risco intencional de um canto ao outro. O Voto branco é contado e demonstra que o seu eleitor quis demonstrar que nenhum candidato ou lista lhe merece confiança.
Imagine que os votos brancos fossem tantos que o vencedor tivesse apenas 20% dos votos válidos! Não teria a arrogância nem o autoritarismo de dizer que o povo o escolheu para governar.
Beijos e bom fim de semana
A. João Soares

Anónimo disse...

Caro João,
Infelizmente os portugueses ainda não perceberam o que é um "voto em branco". Bem utilizado poderá ser um "cartão vermelho" a quem vier a ganhar as eleições, pois como dizes se a margem dos ganhadores não tiver qualquer expressão estes passarão a respeitar o povo , coisa que actualmente não fazem. Por outro lado veriamos qual a percentagem dos boys e oportunistas de cada partido, pois só estes votariam nos seus interesses.Clarificava-se de uma vez por todas o panorama político do país.