quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aspirina e o fígado

Aspirina previne danos no fígado
Transcrição do JN

Estudos anteriores já revelaram alguns dos benefícios da "Aspirina". Agora, o medicamento mais conhecido do Mundo pode também ajudar a prevenir danos no fígado. De acordo com cientistas americanos, pode ser particularmente importante para pessoas obesas ou com tendência para abusar do álcool.

A informação foi revelada por cientistas do Jornal de Investigação Clínica da Universidade de Medicina de Yale. Depois de testes realizados em ratos, os investigadores concluíram que uma dose diária de "Aspirina" pode reduzir o número de mortes causadas por patologias relacionadas com o fígado.

De acordo com os investigadores americanos, as pessoas que sofram de obesidade e abuso de álcool podem reduzir as suas possibilidades de prejudicar o fígado através do uso da aspirina.

Segundo Wajahat Mehal da Escola de Medicina de Yale “muitos agentes como drogas e álcool causam danos no fígado, e encontramos dois modos de bloquear um caminho central responsável por lesões" do fígado.

“A nossa estratégia é usar a aspirina numa base diária para prevenir os danos do fígado”, explicou. O investigador acrescentou que esta descoberta pode “reduzir a dor e sofrimento em pacientes com doenças de fígado, usando uma aproximação nova e muito prática”.

Em pesquisas anteriores já havia sido provado que o uso diário de aspirina em mulheres pode reduzir ligeiramente o risco de sofrer do tipo mais comum de cancro da mama. O uso diário deste analgésico pode também prevenir ataques de coração em pessoas propícias a tal.

Sem comentários: