segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Cavaco Silva está atento

As pessoas que cultivam a aparência de sensatez, prudência, comedimento, cautela, segurança, exercem um autocontrolo rigoroso que tem custos e limites pessoais, do âmbito psíquico. A caldeira vai enchendo, recalcando, até que um dia a pressão é superior ao aceitável e a tampa pode saltar, qual explosão ou abalo sísmico com tsunami! Os clínicos especializados aconselham «purgas» frequentes para evitar que a caldeira chegue ao ponto de rotura. Penso que Cavaco Silva está a controlar da melhor maneira os seus impulsos com a válvula de escape a manter dentro de limites aceitáveis a pressão do vapor na caldeira. Oxalá que obtenha os resultados desejados com os seus alertas e os seus avisos para que não aconteça o mais traumático.

Já aqui se referia este fenómeno no post Cavaco Silva aconselha prudência nos seguintes termos: «A paciência do Sr. Presidente já não permitia esperar mais, apesar de estarmos em plena Presidência da UE. A gravidade da situação tornou inadiável o alerta e, quando terminar esta presidência, será o momento mais adequado para decisão mais expressiva. Até lá, há que observar e meditar.»

Hoje o artigo Sansão e Dalila de Domingos de Andrade, no JN, refere-se com profundidade ao caso da não recondução de Dalila Rodrigues e ao veto do estatuto dos jornalistas, como um copo de água fria na efervescência dos exageros da maioria absoluta.

Também, acerca dos inconvenientes da maioria, aqui deixámos os posts Inconvenientes da maioria absoluta, em 18 de Julho e novamente, um aditamento em 25 de Julho.

Se, por vezes, a prudência do PR possa parecer exagerada e ser interpretada como receio e timidez, há que lhe fazer justiça quando sai à liça com coragem e intrepidez de enfrentar os problemas, sempre com a serenidade, diplomacia e sensibilidade próprias da sua personalidade.

10 comentários:

Al Cardoso disse...

Alguem tera que ou fazer escapar o vapor de vez em quando, ou deixar a caldeira rebentar, embora possa causar mais estragos creio que a ultima opcao seria melhor!

Um abraco d'Algodres.

A. João Soares disse...

Caro Albino,
Os construtores civis preferem demolir o prédio velho e construir um novo, em vez de o reparar. As grandes soluções são muitas vezes de rotura.
Mas, no nosso caso, não vejo arquitectos» sociais e políticos capazes de fazer um bom novo projecto que abranja todos os pormenores e aspectos da nova estrutura. A experiência do 25 de Abril foi uma desgraça e o povo ainda hoje emite desabafos muito concludentes. A decisão de colocar em S. Bento o Santana Lopes foi outra desgraça, que não resultou bem apesar da coragem (ou não) do PR.
Esperemos que não aconteça nada de pior nas próximos tempos. Há que temperar coragem com prudência.
Abraço

antoni115 disse...

Eu já não sei se o presidente está atento...temos a aberraçao da madeira, cuja responsabilidade de resolver, considero , neste momento, ser da responsabilidade do presidente e....nada...tudo para banhos...
Espero que depois da presidencia da UE, o presidente tome as atitudes que deve com este governo...já basta de prepotencia...já basta de o país INVOLUIR e não evoluir...
um abraço
http://granelandia.blogspot.com

Adelaide disse...

Querido amigo João

O comentário do seu amigo "al cardoso" (prazer) deixou-me sem fala. É que o meu vapor foi aumentando, aumentando até que a minha tampa também saltou e a caldeira rebentou. Parece que para sempre. O meu vapor transformou-se em palavras duras que andavam presas na minha garganta há muitos anos e....Puf...
Já me arrependi mas agora não há nada a fazer. Será que o passar do tempo resolverá questões destas natureza...a ver vamos.

Adoro ler os comentários políticos no seu blog, mas, francamente, estou cansada de tanta politiquice. De tanta asneira que os nossos políticos fazem e dizem. A Ota amansou um pouco mas, afnal, ora se vai para a Ota ora para o campo de tiro... E isto é só um pequeno exemplo... agora o BCP para trás e para a frente e um Berardo que surgiu não sei de onde... e eu estou cheia de sono. João, se quiser voltar ao meu blog tem lá um pezinho de couve que me está a por cheia de dúvidas. Faço uma sopinha ou deixo
crescer o pezinho de couve... até atingir a maturidade !!!!

Bjs
Milai
Até breve

A. João Soares disse...

Querida Amiga Milai,
As suas palavras tem um misto de poesia e de aversão a uma coisa que está a tornar-se nojenta - a politiquice - em que cada político só pensa em si e no seu partido, com tricas contra os outros partidos e sem pensar que a função nobre da Política é governar o País, desenvolvendo-o e dando melhores condições de vida aos cidadãos.
Perdem-se muitas energias e recursos inutilmente em fofoquices.
Quanto ao BCP, trata-se de um problema menor. Era de esperar. Tem sido dos bancos mais caros e só assim conseguiu crescer, explorando os clientes em benefício dos accionistas. Não é um assunto nacional, é apenas dos grandes accionistas na sua luta pelo poder. Aos portugueses em geral tanto faz que o administrador seja este ou aquele, português ou chinês. Em qualquer dos casos continuará a explorar o povo para aumentar os lucros. Leia o post Taxas de juro já estão nos 6% que explica bem esta crise, em que o Governo se recusa a intervir para não pôr em risco os benefícios que os políticos daí tirarão.
Abraço

A. João Soares disse...

Caro Antoni 115,
As suas preocupações são comuns a muitas gente que deste governo teve a obrigação de apertar o cinto e aumentar mais um furo todos os dias, sem perceber o que vai beneficiar com isso e quando.
Dos sacrifícios já muito prolongados do povo, têm beneficiado grandes empresas como bancos e seguradoras e os políticos e ex-politicos que decidem quanto recebem.
Cavaco sofre, como todos os políticos do conceito do politicamente correcto! Todos eles são ambiciosos, por definição, mas o mal é colocarem as ambições pessoais acima dos interesses gerais o País, dos portugueses, principalmente dos mais desprotegidos e carenciados que são explorados por todos os prestadores de serviços que agem sem limitações, apenas movidos pela ânsia do lucro.
Abraço

PintoRibeiro disse...

Estará? Tenho dúvidas.
Abraço,

Anónimo disse...

Amigo João,

Tudo o que diz é exactamente o que penso. Não quero dizer que percebo muito de política, isso não. Mas sinto que estamos todos a ser governados por um grupo de ....... para quem o bolso é a primeira preocupação. Os outros que se ........

Quanto ao pézinho de couve, embora me vá custar muito cortar-lhe o pescoço, acho que o meu amigo tem muita razão. Vamos lá fazer um caldinho. Obrigado pelo seu conselho.

Bj
Milai

Anónimo disse...

Penso que "al cardoso" se dirigia a mim dizendo que ir deixando sair um pouco de vapor de vez em quando á a melhor solução. Concordo e tenho pena de não ter feito isso. É meu costume e meu defeito atirar-me ao poço sem pensar se ele tem fundo ou não. Arestas que deveriam ser limadas e não foram

Cumprimentos
Milai

A. João Soares disse...

Querida Milai,
O egocentrismo das pessoas coloca-as no centro do mundo!!! O Al Cardoso escreveu o comentário antes do da Milai! Mas compreendo a sua liberdade poética, para referir o seu próprio temperamento. Desejo-lhe uma sopa agradável com a couve de estimação!!!
Quanto ao saltar da tampa de Cavaco, talvez aconteça em Janeiro, depois da presidência da UE, no caso de os pequenos escapes de vapor não serem devidamente compreendidos. Mas depois o tempo urge, porque a Constituição impõe um prazo em relação às eleições parlamentares.
Abraços