terça-feira, 9 de agosto de 2011

«Sábios» nocivos aos países e ao Mundo

Ontem na TV, que é muito raro ver, dei com um economista que, perante a recessão previsivelmente prolongada, com as piores consequências para as gerações mais jovens, referiu como solução desejável o desenvolvimento da economia, para o que é preciso investimento, injectar dinheiro e, para isso, incrementar a dívida. Tal solução assente na obsessão do desenvolvimento a todo o custo, poderia ser boa solução numa situação normal, sem os actuais graves problemas de dívida, que foi gerada pela mania do desenvolvimento acima das possibilidades e a ostentação de luxos insuportáveis, com base em empréstimos descontrolados.

Mas numa recessão mundial, como está em perspectiva, em que a dívida exagerada torna impraticável obter empréstimos para investimento rentável, a solução correcta não pode ser essa. Parece que é mais aconselhável, moderar as ambições e os luxos, descer de escalão e estruturar a vida de forma mais modesta, sem ostentação e apertar o cinto fortemente em volta das vértebras lombares, por jáo ter desaparecido a barriga.

Curiosamente, no mesmo programa, apareceu um autarca prudente e realista a dizer que, para pagar salários, muitas câmaras deixaram de pagar a água à empresa Águas de Portugal. Claro que, em tal situação, têm de parar de fazer rotundas e de nelas colocarem «obras de arte» de pedra tosca que enriqueceram «artistas» amigos, o que não tem passado de uma forma de ostentar riqueza inexistente. E, quanto a salários, terão de reduzir o pessoal e as mordomias a dirigentes, bem como a quantidade de empresas municipais, etc. etc.

Os senhores políticos devem, desde já, assumir visivelmente que têm de deixar de ostentar riqueza que não existe e que só tem tido o efeito de aumentar a dívida, de forma criminosa, que terá de ser paga pelos vindouros os quais se referirão aos governantes de hoje e das décadas mais recentes, usando os piores nomes e adjectivos.

É preciso eliminar as instituições inúteis, como as referidas por Marques Mendes, reduzir a quantidade de assessores, «especialistas» e «boys» dispensáveis, de automóveis, de telemóveis, de outras mordomias, controlar as despesas, simplificar a burocracia, eliminar a corrupção e o enriquecimento ilícito, etc. etc.

Senhores economistas, parem de pensar na economia do desenvolvimento e redescubram regras para uma economia de sobrevivência, em condições de alguma dignidade. O desenvolvimento deve ser aceite apenas em nichos do mercado, por empresas com meios de subsistência e independência que lhes permitam aumentar a produção, em boas condições éticas, em relação ao capital, trabalhadores, fornecedores e clientes.

Imagem do Google

4 comentários:

Zé Povinho disse...

Os "sábios" nunca governaram a sua casa com pouco, por isso é que o mundo está como está.
Abraço do Zé

A. João Soares disse...

Caro Amigo Zé Povinho,

A maior chaga de Portugal são os economistas, por serem demasiado teóricos e totalmente desligados das realidades.

Antes do 25 de Abril estudei por um livro do catedrático Manuel Pereira de Moura que depois da revolução foi ministro do primeiro Governo. Contava-se então que ele era filho de um merceeiro de Bragança depois de formados, ele e o irmão convenceram o pai a fazer uma escrita mais moderna, num livro com páginas alternadas DEVE e HAVER, em vez dos apontamentos que ele tomava num livro menos formal. O negócio começou a correr mal e o senhor lamentava: Antigamente com o «houve» «douve» havia dinheiro que deu para mandar formar os filhos, agora que «deve haver», não há nada.

Repare que no tempo de Cavaco como PM, Portugal recebeu milhões da CEE e não soube utilizá-los controladamente para os fins a que se destinavam, o de modernizar os equipamentos industriais para as empresa poderem competir com as europeias.

Depois do 25 de Abril entrámos numa libertinagem de abusos dos dinheiro público e o resultado é o que se vê, tudo agravado pela crise internacional.

Abraço
João

A. João Soares disse...

A mostrar a má gestão autárquica, eis esta notícia do Público de 09-08-2011:

Quando a Câmara de Beja não salda as suas dívidas, a calçada é que paga

«Capital do Baixo Alentejo debate-se com diversos problemas financeiros.

O insólito aconteceu, na última sexta-feira, na freguesia da Salvada, localidade que faz parte do concelho de Beja. O subempreiteiro contratado para colocar calçada na Avenida 25 de Abril voltou ao local para levantar a pedra. Motivo? A autarquia não lhe pagou a obra e, por isso, decidiu apoderar-se da calçada para devolver a pedra ao fornecedor, ele próprio à espera de ser pago pelo fornecimento de material.

O episódio já é do conhecimento da Câmara de Beja, que tem até hoje para saldar uma dívida que ronda os 30.000 euros. Se não pagar, o subempreiteiro ameaça voltar à avenida e levantar o resto da calçada, para a devolver, uma vez que não tem dinheiro para pagar ao fornecedor.»

A. João Soares disse...

Outra notícia sobre as Câmaras:

Funcionários das Câmaras subiram 7% em três anos

J de Negócios. 10 Agosto 2011 | 00:01
Bruno Simões - brunosimoes@negocios.pt

«Administração local cresceu em nove mil funcionários.»