quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brasil está no bom caminho

Brasil é um dos países emergentes, candidatos a grande potência mundial, pertence aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa). A Presidente Dilma Rousseff, está a conduzir o Estado para objectivos dignificantes segundo os melhores conceitos éticos.

Desde Maio já se libertou de três responsáveis governamentais em resultado de alegações de corrupção. Acha que ninguém deve ter responsabilidades de Governo sob suspeita. E, por isso, foi determinada quanto aos «casos de alegada corrupção no Ministério dos Transportes (corrupção e sobrefacturação de obras), Agricultura (gastos irregulares; suspeita de favorecimento de empresas que contribuíram para o partido do ministro, o Partido Progressista), Minas e Energia (pagamentos por contrapartidas), e Cidades (gastos irregulares).

Agora, foram detidos 35 por corrupção, incluindo o «número dois» do Turismo. O mais alto responsável detido no âmbito da “operação Voucher” é Frederico Silva da Costa, o “número dois” do ministério. Estão ainda em prisão preventiva o antigo titular do cargo, Mário Moysés, o secretário nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, o antigo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, e vários funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), organismo responsável pela formação em turismo.

O Brasil está a dar um bom exemplo que o dignifica como Estado emergente, com justa ambição de Poder Internacional. Se todos os governantes do Mundo se preocupassem com a ética e com as pessoas, não estaríamos a viver uma época de grandes conflitos internos em muitos Estados.

Imagem do Google

9 comentários:

Celle disse...

Amigo, João!
nossa presidente, que gosta de ser chamada presidenta,eu discordo, tem vivido momentos difíceis em seu governo. Este ano ja enfrentou várias situações desagradáveis necessitando demitir colaboradores de cargos importantes no governo.Como mulher até torço por ela mas, sinto que estes fatos a deixam um pouco sem chão. A nossa dívida interna é altíssima e o governo, nem a imprensa a aborda, parece tabú.
Ontem,para minha surpresa, o ministro da Fazenda G. Mantega, pediu no Congresso que não faça projetos que aumente os gastos públicos e pediu sintonia entre os poderes nesse momento, coisa que não houve nos Estados Unidos segundo o proprio Mantega.
Quem tem juizo obedece.
É importante manter sólida a situação fiscal.
um forte abraço
celle


lerei os posts indicados, obrigada

Celle disse...

João, acabei de ler sua sugestão e deparo que está bem antenado com o mundo!Não é apenas, por isso que o admiro.Suas abordagens inteligentes
suas observações são verdadeiras aulas que recebemos, sobre todos os assuntos comentados e postados.
É obrigação de qualquer dirigente facilitar e exigir investigações completas sobre a mais leve suspeita que paire sobre a cabeça de qualquer um dos seus comandados e auxiliares.
Mesmo assim, meu amigo, me sinto envergonhada com estas atitudes desses brasileiros irresponsáveis!
bjs
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

A propósito de presidenta, há dias ironizei se ele teria sido estudanta e se seria inteligenta!!!

Quanto ao mundo, continuo a ser optimista embora sensatamente preocupado. O mundo, como tudo o que é natural, não é imutável, cristalizado, vai evoluindo, a maior parte arrastado pelas ideias dos humanos, umas vezes para melhor outras vezes para soluções que trazem inconvenientes.
Neste momento as populações, influenciadas através da Internet, está a despertar da letargia a que tem sido compelida pelos políticos. Esse despertar nem sempre é sensato, ordenado, bem orientado, como está acontecer na Grã-Bretanha.
A experiência mostra que todas as revoluções se traduzem na substituição dos poderosos exploradores. Os pobres são sempre os mais sacrificados e os que sofrem o bater das ondas tal como o mexilhão. É raro melhorarem de forma sustentada.
Mas os acontecimentos ingleses, os da Noruega, de Espanha, Grécia, Itália, Norte de África, Iémen e Síria, são prenúncios de graves perturbações mundiais.

Cada um de nós pouco pode fazer, mas devemos orientar todos os esforços para levar as pessoas a pensar de forma positiva. Tem sido o papel que impus a mim próprio.

Mas a Dilma, está animada para moralizar o poder no Brasil. Não lhe vai ser fácil por ir lutar contra grandes poderes. Mas ficará bem com a sua consciência por tudo o que fizer nesse sentido. O que já fez tem sido muito positivo.

Beijos
João

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

CARO A JOAO SOARES

HÁ 21 SAÍ DO BRASIL, MAS CONTINUO A LER NOS JORNAIS SOBRE A SITUAÇÃO BRASILEIRA.
PASSADOS ESTES 21 ANOS, CHEGO A MESMA CONCLUSÃO CONCLUSÃO DE CHARLES D´GULLE ( EX-PRESIDENTE DE FRANÇA ) QUE VISITOU O BRASIL NA DECADA DE 50:

- O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO !!!!

NADA MAIS VERDADEIRO !!!!
O OBA OBA PERMANENTE DO BRASIL.
A FALTA DE INSTRUÇÃO DO BRASILEIRO COMUM, SEM NOÇÕES DE CIVISMO, ÉTICA, EDUCAÇÃO É NOTÓRIO.

SOU ENGENHEIRO CIVIL, E VEJO A DÍVIDA INTERNA BRASILEIRA A DEVORAR O PAÍS, COM O CONLUIO DOS MESMOS DE SEMPRE:

- POLITICOS
- BANQUEIROS
- MILITARES
- EMPRESÁRIOS PODEROSOS
- GOVERNOS EXTRANGEIROS QUE QUEREM ROUBAR PERMANENTEMENTE O BRASIL

MESMO COM PORTUGAL EM CRISE, EU NÃO TROCO PORTUGAL PELO BRASIL.

O BRASIL É APENAS PARA FÉRIAS, COM OS DEVIDOS CUIDADOS.

UM ABRAÇO

RAMIRO LOPES ANDRADE

A. João Soares disse...

Caro Ramiro,

Não desistirei do meu optimismo, embora moderado, que me leva a esperar que o mundo melhore.
Por isso, apesar de todos os vícios do Poder brasileiro e, por conseguinte, dos brasileiros, quero interpretar como um bom augúrio a limpeza continuada que a Dilma vem efectuando no Governo. Poderá não obter total efeito, mas já é bom começar. Irá ter de confrontar os poderosos da corrupção, deverá contar com isso, mas se não desistir, o povão voltará a votar nela.

Não se pode cruzar os braços e deixar o mundo deslizar para um abismo total. É preciso começar a fazer algo de positivo. E a Dilma tem o mérito de já ter começado.

Um abraço
João

Gisele Claudya disse...

Querido João,
Deus permita que tudo fique sempre bem ...ou pelo menos, bem melhor que outros países com sérios problemas. No entanto, temos problemas sérios aqui como violência, corrupção, falta de Justiça e leis atrasadas. E tudo isso, meu amigo, nos atinge (e muito). Desculpa se não participo mais sobre esses temas ligados à política mas sofro tanto em ver tanta coisa errada aqui no Brasil. Mas tento ser otimista.
Beijocas

A. João Soares disse...

Amiga Gisele,

O mundo actual carece de pessoas sérias que se dediquem abnegadamente ao bem das pessoas, pensando mais nas suas condições de vida do que no «vil metal».
Precisam-se homens de pensamento e outros de acção que implementem as medidas mais correctas. Mas o povo não pode aquietar-se pachorrentamente, indiferente aos males que lhe impõem. Tem que reagir exigindo a eliminação dos erros e a tomada de decisões correctas. A violência é gerada pela injustiça social devida à má governação, à corrupção e à impunidade dada aos poderosos.

Não podemos ficar calados à espera que aconteça o milagre que desejamos. Calar é consentir, é permitir que tudo continue pelo caminho que nos leva ao abismo.

Beijos
João

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Prezado João, admiro muito as análises que você tem feito em seu blog mas não poderia deixar passar em branco a observação feita pelo leitor Ramiro Lopes Andrade. Darei a ele a mesma resposta que recebi de um professor em Coimbra, quando me candidatei a estudar naquela universidade: "o que vc quer em Portugal que não tenha no Brasil?" Eu entendi o recado e fui para o Porto, onde me receberam muito bem dando valor ao meu conhecimento intelectual; de minha parte tenho recebido muito bem os portugueses aqui no Brasil, retribuindo a educação e gentileza dos acadêmicos do Porto. Agora, com todo o respeito à Ramiro Lopes, eu pergunto-lhe: o que você quer no Brasil que não tenha em Portugal? Afinal se nosso País tem tantos problemas assim é melhor você fazer as malas para o Algarve que também tem belas praias e belas mulheres, se é isso que o atrai; mas tenha os devidos cuidados pois foi por lá que seqüestram uma menina que estava dormindo no quarto de um hotel e até hoje o problema não foi solucionado, portanto, vá sozinho e não leve os filhos, se os tiver. E por favor, não misture os militares brasileiros com os políticos, banqueiros e empresários pois as Forças Armadas do Brasil é a única instituição em que o povo confia plenamente.
Minhas profundas desculpas João, pelo desabafo, mas creio que você faria o mesmo se Portugal fosse execrado dessa forma como o fez Ramiro Lopes.
Como Deputado Federal do meu país, e como professor, trabalhei muito em favor da educação e tenho certeza que o País esta progredindo, embora os problemas ainda existentes; problemas esses que o mundo todo não esta imune. Tanto Dilma como qualquer outro presidente que venha a substituí-la no futuro têm a visão de que a corrupção deverá ser extirpada da política.
Sobre Charles D'Gaulle tenho a dizer que enquanto o povo Francês combatia os nazistas ele estava escondido na Inglaterra e não tinha moral para analisar o Brasil, que esteve naquela guerra para livrar os franceses do fiasco e do fracasso, com Hitler desfilando em plena Champs-Elysées.
Meus cumprimentos João.
De um brasileiro com descendentes portugueses.

A. João Soares disse...

Caro Prof Irapuan Teixeira,

Agradeço o seu excelente comentário que veio trazer mais profundidade a um tema que merece ser bem analisado. O que é absoluto não exista e a perfeição é um alvo a procurar atingir mas que fica sempre para lá do horizonte. Por isso a tarefa dos políticos, como a dos cientistas é de sempre de melhorar e ir mais para além. Segundo me parece, Dilma está a desejar a perfeição e oxalá não esmoreça, embora isso desagrade aos seus opositores. O Brasil precisa de eliminar pequenas arestas para seguir o caminho que lhe é apontado nas previsões da geografia do Poder do futuro próximo.
Acho interessante a alusão que faz às virtudes militares, geralmente generosos arriscando a vida pela Pátria, procurando o engrandecimento do País no respeito pelos valores éticos hoje muito desprezados pelo cidadão comum.
O comentário do Ramiro, um engenheiro muito frontal e por vezes chocante, tem a vantagem de chamar contraditores que apresentem novos argumentos e enriqueçam a análise, como é agora o seu caso.
Compareça sempre neste espaço à sua disposição

Abraço
João