domingo, 8 de maio de 2011

Saúde mental de Sócrates

Num comentário em O pastor da IURD, uma visitante disse «chego a duvidar da sanidade mental do indivíduo». Muitas vezes penso: este fulano devia ser submetido a um exame mental. É que as atitudes dele ultrapassam tudo o que é razoável e/ou aceitável.

Tem que haver ali uma certa dose de loucura. Só assim se pode compreender como ele muda do dia p'ra noite.»

É certo que os comentários de blogues nem sempre merecem credibilidade objectiva, mas este vem conjugar-se com o que consta do artigo Mendes acusa Sócrates de mentir sobre ausência de Teixeira dos Santos no 25 de Abril e na parte final deste Sócrates e a boa educação.

Tendo havido quem citou a palavra esquizofrenia, a Wikipédia diz que ela é hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupos ou classes sociais. A esquizofrenia insere-se no grupo das psicoses e traduz-se em alterações do pensamento, alucinações (visuais, sinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Junto da paranoia (transtorno delirante persistente) e dos transtornos graves do humor (a antiga psicose maníaco-depressiva, hoje fragmentada em episódio maníaco, episódio depressivo grave e transtorno bipolar).
E o problema aparece com mais acuidade quando se vêm os vídeos seguintes:

- Best of socrates (2009 - 2010)
- José Sócrates na AR - 14/10/2004
- Sócrates 2004 vs Sócrates 2010
- Sócrates - O Antes e o Depois
- Manso é a tua tia, pá! - José Sócrates
- José Sócrates a mentir sobre o Metro do Porto
- José Sócrates VS TVI
- Sócrates sabe falar espanhol?
- A gaffe do Engenheiro* Sócrates

Se está doente, desejo rápidas melhoras e completa recuperação.

Imagem do Goocle

4 comentários:

Luis disse...

Caro Amigo João,
Sinceramente algo de anormal parece que se passa naquela cabeça! Pois o "FAZ-DE-CONTA" em que vive e nos quer fazer viver mais parecem alucinações que ultrapassam tudo o que é razoável! Se o virmos sem som na TV então essa imagem ainda se torna mais real e lembra-me Vasco Gonçalves, também ele um lunático!
Um abraço amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Parece que se esforça por ignorar as realidades, vivendo de fantasias. E não segue uma estrutura coerente de verdade. Nunca reconhece uma falha, e a seguir a uma fantasia de mau resultado, volta com novas fantasias depara criar novas ilusões, sem ver que com a mentira anterior perdeu a credibilidade.

Mas se tais problemas numa pessoa comum, podem ser compreendidos como uma patologia, já não são aceitáveis numa entidade com tanta responsabilidade sobre um país. E pior ainda é o PS mostrar que é feito de ovelhas abúlicas sem sentido de Estado, sem moral, sem consciência, ao ponto de não o substituírem por alguém que talvez exista no partido. Ou não terão melhor?

Não pode ser considerado mero acaso que BE e PSD, dois partidos de campos diferentes excluam hipótese de coligação com PS de Sócrates:
- Louçã aceita integrar governo de coligação de esquerda sem Sócrates
- Passos Coelho reitera que "não será possível" governo que junte PSD e PS

Façamos votos que os Deuses do Olimpo protejam Portugal.

Um abraço
João
Sempre Jovens

Mariazita disse...

Meu caro João
Agradeço a sua discrição:)))
Tenho uma amiga brasileira, socióloga, professora universitária, que escreve mensalmente crónicas de crítica social, de que me envia sempre cópia. Claro que era 1.000 % contra o Lula, tal como é, agora, contra a Dilma.
Já combinámos que "qualquer dia" nos levamos, mutuamente, cigarros, quando estivermos a ver o sol aos quadradinhos...
(Como deixei de fumar há quase três anos ela terá que levar qualquer outra coisa...)
Portanto o João fica desde já convocado para a substituir, se não for "dentro" antes de mim:)))

Isto é tudo demasiado triste e sério para se levar a sério...
Mas o problema é que ainda há portugueses com palas nos olhos que o levam a sério.

Uma boa semana. Beijinhos

A. João Soares disse...

Amiga Mariazita,

Nada aqui está dito que seja ofensivo, ou calunioso. Com base nos documentos «linkados», podem surgir preocupações e, em tal caso, é preciso ter atenção pelos votos expressos na última linha do post. Quanto às palas ou vendas nos olhos dos portugueses, acaba por se dar razão ao Alemão amigo dos portugueses
Oxalá a Srª de Fátima que se festeja dentro de 3 dias, nos ajude a ter tempos melhores.

Beijos
João
Sempre Jovens