sexta-feira, 5 de março de 2010

Centrão, ameaça em perspectiva ?

Transcrição de post do blog Devaneios a Oriente:

Estará o PSD disposto a tirar um Coelho da cartola?
Publicada por Pedro Coimbra


Na comemoração do vigésimo aniversário, o jornal "Público" apresenta os resultados de uma sondagem, realizada pela Intercampus, cujos resultados merecem alguma atenção.


Apesar de a maioria dos inquiridos estar convencida que José Sócrates mentiu no Parlamento quando afirmou que desconhecia o negócio que envolvia a PT na aquisição da TVI, os portugueses, a acreditar nos resultados da sondagem, não só voltariam a dar a vitória ao PS em eleições legislativas, como estariam dispostos a reforçar a votação no PS, deixando o partido à beira da maioria absoluta.

No entanto, este resultado não seria conseguido através de um decréscimo de votação no PSD, como se poderá ser tentado a pensar numa análise imediatista. O partido laranja, envolvido na eleição de uma nova liderança, cresce em intenções de voto também. Um cenário que leva a algumas conclusões.

Antes de mais, o "centrão" está cada vez mais reforçado no espírito dos portugueses.
Lembram-se das declarações de António Vitorino a meio da semana? Um entendimento entre o PS e o PSD para viabilizar a governação e assegurar a governabilidade? Vitorino, um político muito hábil, soube ler os sinais que os resultados desta sondagem confirmam.

O reforço do centrão, mas também a ameaça que pode vir do PSD a curto prazo.
O PSD, que parecia um partido em estado de profunda letargia, renasce com o processo eleitoral interno em curso. Os portugueses dão um sinal inequívoco de que estarão dispostos a dar uma oportunidade ao PSD, e a breve prazo, se o partido laranja arrumar a casa primeiro.

A pergunta a fazer é - a qual PSD?
Não será ao PSD de Manuela Ferreira Leite, que esse não conseguiu atrair a confiança dos votantes, não conseguiu mobilizar os (muitos) descontentes com este Governo e este primeiro-ministro.

Se este raciocínio está correcto, e sendo para mim claro que Paulo Rangel e Aguiar Branco têm uma imagem pública muito ligada à da actual líder, o PSD terá mesmo de tirar um Coelho da cartola se quiser agitar ainda mais o panorama eleitoral.


A dúvida que permanece é saber se Pedro Passos Coelho consegue conquistar o partido, sobretudo quando se percebe que o aparelho do partido, os militantes mais tradicionais, e os "pesos-pesados" da máquina laranja, não estariam com ele.
Poderão os resultados desta sondagem, a par com as boas prestações de Passos Coelho nos debates internos, a evidente falta de preparação de Paulo Rangel, e a imagem demasiado colada à actual líder de Aguiar Branco, levar o PSD a tirar um Coelho da cartola? Uma dúvida e uma curiosidade que ficam a aguardar resposta.

Excelente o "feelling" de António Vitorino, que terá sido dos primeiros a perceber que o processo eleitoral interno no PSD poderia fazer o partido laranja aparecer como alternativa ao PS, deixando o convite bem claro para uma junção de esforços.
"Se não os podes vencer, junta-te a eles", terá sido a ideia muito simples de António Vitorino.

O "recado" ficou dado para quem o quiser ouvir.

NOTA: As perspectivas não são animadoras, pois a concretização do «centrão» ou de uma nova AD poderia ser uma grande desgraça para o País. Seria confirmada institucionalmente a NOMEMKLATURA. Se agora, apesar da sombra da alternância democrática, não falta exploração do País em favor dos boys e das girls e dos corruptos bem colocados em bancos e empresas com acções do Estado, actores de primeiro plano em casos como a Face Oculta e outros, tudo piorará quando se entenderem os dois principais partidos e dividirem entre si o espólio lusitano, não havendo então quem tenha mão neles. E já provaram que, quando estão em jogo os seus intere sses pessoais e partidários, se entendem muito bem como foi o caso da unanimidade na aprovação da lei, felizmente vetada, do financiamento dos partidos. Com tal união, os detentores dos altos cargos chupariam o sangue dos portugueses até à última gota. Seria a agudização de todos os problemas, em vez de serem resolvidos. Mas para eles seria uma boa medida porque passariam a ter «estabilidade governativa» sem ninguém a incomodá-los. Deus nos livre de que tais ambiciosos, egoístas e sem escrúpulos, venham a obter o poder de tal forma, levarão «a banca à glória», para desgraça de 90 por cento dos portugueses .

5 comentários:

Luis disse...

Caro João,
CENTRÃO, NÃO!!! Seria o fim da macacada... PS, NÃO!!! Estamos fartos... PSD, SÓ SE FÔR TOTALMENTE RENOVADO!!! Senão é repetição do PS e disso estamos fartos...
É realmente difícil a escolha tal a porcaria que por aí anda à solta!!! Há que LIMPAR PORTUGAL em todas as facetas!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Estamos de acordo. Para ditadura já basta este governo e o anterior. Tem uma oposição que pode temperar-lhe os ímpetos maléficos. Com o Centrão nada os dominaria. A própria maioria absoluta é nefasta para o País.

O Poder corrompe, o Poder absoluto corrompe absolutamente. Não me recordo do autor da frase mas era um «sábio».

Esperemos que todos de um extremo ao outro tomem juízo. A propósito, deixo aqui um link de um texto preocupante Europa bem policiada

Visita-o e depois conta como é.

Um abraço
João

Pata Negra disse...

Não escuto passos de coelho, não tenho ouvido para tanto! No entanto, com a corja socialista a revelar-se em todo o seu esplendor, o mais provável é que, sendo esse Coelhopsd uma cópia Pintops, se venham a entender. É que os tempos não estão de certezas se "ganhas tu ou ganho eu" e, "assim como assim", o melhor é entenderam-se, duplicarem os lugares e arranjarem lugares para os boys de ambos os clubes!
Não me interessa patavina quem vai ganhar as eleições no PSD, não serei voto decisor entre PS e PSD, não embarco em discussões de futebol!
Foram o PSD e o PS que nos trouxeram até aqui, não terão autoridade nem legitimidade para nos tirar daqui!
Se não acreditam nas forças partidárias alternativas, inventem outras! Estes são para aniquilar!
Um abraço farto deles mas ainda mais farto dos que os consideram

Pedro Coimbra disse...

Caro João Soares,
É sempre um prazer receber a sua visita e as suas contribuições no Devaneios.
Concordo inteiramente com os eus pontos de vista, mas deixe-me acrescentar que não acredito que venha a formalizar-se um "centrão".
O estrebuchar de António Vitorino deve ser visto só como isso mesmo - um estrebuchar de quem não quer perder o poder e que tem receio que uma nova dinâmica no PSD, aliada às trapalhadas socialistas, conduza a esse desfecho.
Não acredito que vá para além disso.
Um abraço

A. João Soares disse...

Caros Pata Negra e Pedro Coimbra,

As cogitações não podem ser certezas de relatos de factos. Mas vejo nos vossos comentários que a hipóteses é viável e tem interesse partidário para os dois partidos, e muitos inconvenientes para nós pobres piões das nicas ou mexilhões que nos lixamos com o mar a bater nas rochas.
Os dois unidos numa cumplicidade bem gerida, deixam de se preocupar com oposições, com a conquista de votos e só pensam no enriquecimento dos seus boys, no domínio de toda a comunicação social, da Justiça, das polícias secretas e fardadas, dos bancos, da construção civil, etc,. etc. Teriam uma liberdade de acção que o próprio Hitler, o Staline, o Fidel, o Chávez, o Kadafi, o Bukassa, o Idi Amin, o Mugabe, etc invejariam.

E o povo de gente obediente e apática, como ovelhas ou minhocas, aceitaria as algemas, sem se decidir a pegar numa miniatura dos Jerónimos e tratar dos dentes de uns quantos, no bom estilo Berlusconi!

Mas cuidado, que a Europa está a criar um escudo protector poderosos contra o «levantar de cabelo» do povo. Vejam http://www.grifo.com.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=292&Itemid=1

Abraços
João