domingo, 6 de setembro de 2009

Protesto anti-Chávez

Protesto mundial anti-hugo chávez em 46 países

CM. 06 Setembro 2009 - 00h30

Milhares de pessoas saíram este fim-de-semana à rua num denominado ‘Protesto Mundial Não Mais Chávez’, organizado através das redes sociais da internet e que decorreu simultaneamente em 144 cidades de 46 países. Quito, no Equador, foi uma delas.

NOTA: Os ditadores e a generalidade dos governantes autoritários e arrogantes, acabam por perder a sensatez de observar as realidades com clareza e objectividade, e por olharem apenas para o próprio umbigo (ou conta bancária). Não se apercebem que o mal-estar gerado por erros de governação começa a alastrar e a contaminar a fruta boa e, a certa altura, surge um pequeno facto que serve de tumor de fixação de todas as células contaminadas e é o fim. Normalmente, todos os ditadores caem por causa do efeito de massa que tomou consciência do seu poder perante a concretização no tal «tumor de fixação».

Na Venezuela a espoleta pode ter sido a repressão da comunicação social e, cá, o caso TVI não fará cair o Governo porque já atingiu o seu prazo de validade, mas terá consequências nos resultados eleitorais. Se o Secretário-Geral do PS se sentia incomodado com o programa da Moura Guedes, e nem quis fazer um debate na TVI, agora parece dar mostras de se sentir mais incomodado com o encerramento do programa.

Embora haja políticos que defendam que política e ética são líquidos não miscíveis, será sensato não ignorar regras éticas e procurar evitar ferir valores consagrados.

2 comentários:

Luis disse...

Amigo João,
Este movimento que seja um alerta para os povos que estão sujeitos a este tipo de governação! Por cá apesar de dizeres que o prazo de validade do pintinho-pinóquio já se deu, temo que que para alguns oportunistas isso não tenha acontecido e eles lhe venhm a dar mais uns tempos de duração para mal de Portugal! Não se esqueçam que ele é um "chavista" dos quatro costados!
ALERTA SEMPRE, NÃO BAIXEM AS GUARDAS!

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Transcrevo oa resposta que dei a um comentário a este post no Do Mirante

É costume dizer que cada povo tem o governo que merece. E o povo Venezuelano não é muito evoluído. A maioria é mesmo muito atrasada. Por outro lado são raras as ditaduras que não se iniciam com o apoio das grandes massas. O próprio Hitler iniciou por via democrática. Depois accionam os mecanismos para condicionar as opiniões através de repressão e de distribuição da cenoura e do chicote.
Neste momento Chávez está a utilizar a repressão e a agir internacionalmente de forma que os vizinhos consideram inamistosa. Isso leva a Colômbia a pedir o apoio americano e o Brasil a fazer um contrato com a França para modernizar as suas Forças Armadas. O clima da América Latina está a tornar-se perigoso.


Por cá será o que o povo quiser, mas há quem advogue o voto nulo ou em branco porque nenhum candidato merece o voto de gente séria, como disse noutro post.

Um abraço
João