quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Número de deputados

Transcrição seguida de NOTA:

AR. PS não avança para já com redução de número de deputados
Destak. 01 | 02 | 2011 20.11H DESTAK/LUSA | DESTAK@DESTAK.PT

O Grupo Parlamentar do PS não vai avançar a prazo com qualquer iniciativa legislativa para rever o sistema eleitoral para a Assembleia da República, designadamente no sentido de reduzir o número de deputados.

Em entrevista ao Diário Económico, hoje publicada, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, admitiu a possibilidade de haver uma redução dos atuais 230 deputados e uma mudança no sistema eleitoral das legislativas para permitir uma maior aproximação entre eleitos e eleitores.

Na sequência da revisão constitucional de 1997, acordada com o PSD pelo próprio Jorge Lacão quando desempenha as funções de líder parlamentar do PS, passou a ser possível diminuir o número de deputados dos actuais 230 até 180, bastando para tal uma revisão do sistema eleitoral para a Assembleia da República.

No entanto, fonte da direção da bancada do PS considerou estar perante “uma reflexão pessoal” do ministro dos Assuntos Parlamentares, que não vincula nem o Governo, nem a bancada do PS”.

“Estamos abertos a fazer uma discussão série e profunda sobre essa matéria, mas, por enquanto, o Grupo Parlamentar do PS não tomará qualquer iniciativa nesse sentido”, frisou à agência Lusa o mesmo dirigente da bancada socialista.

Hoje, ao fim da tarde, o líder da bancada socialista, Francisco Assis, esteve reunido na Assembleia da República com o ministro dos Assuntos Parlamentares.

NOTA: Entretanto recebem-se reflexões que merecem ser objecto de meditação:

Os partidos deixaram de ser instrumentos de progressão do país e passaram a ser quase agências de emprego.

Cândido Ferreira

Quando o poder e o povo são adversários, tornam-se inevitáveis mudanças radicais.
Leonid Ivachov, general russo

Uma transição ordeira tem que ser significativa, tem que ser pacífica e tem que começar agora.
Recado de Obama a Mubarak em 01-02-2011

Imagem da Net

4 comentários:

A. João Soares disse...

Uma outra notícia sobre o tema:
Passos Coelho aplaude redução do número de deputados

Unknown disse...

Ainda não entendi onde está a razão ou se existe alguma razão para tantos deputados e malabarismos de assembleia onde aparecem sempre os mesmos a falar.

Certamente alguns apenas fazem número

A. João Soares disse...

Caro Luís Coelho,
Como diz o médico Cândido Ferreira que se candidata a substituir Sócrates, os partidos são fundamentalmente agências de emprego para jovens com dificuldade em conseguir emprego por falta de qualidades. Há deputados que nunca abrem a boca a não ser para bocejar!!! Mas se a abrissem seria pior para o País. No momento das votações que mais lhes interessam há disciplina de voto e tanto faz estar 100 como apenas os chefes da bancada se tivesse o voto qualificado como nos condomínios em que cada fracção tem o voto equivalente à respectiva permilagem.

Mas eles querem tacho!!!

Abraço
Sempre Jovens

José Lopes disse...

Há que considerar os problemas de representação, mas lá que há gente que nada faz lá pelo Parlamento, isso salta aos olhos de todos.
Cumps