sexta-feira, 12 de março de 2010

A Luz faz doer os olhos a alguns políticos

O título «Socialistas irritados com apoio de Cavaco Silva a comissão de inquérito ao negócio PT/TVI» de notícia do Público de hoje é apelativo e estimula reflexões sobre os termos transparência e verdade. Embora a irritação seja disfarçada e não assumida em público, ela existe.

Só porque o PR deu o seu apoio - implícito - ao inquérito parlamentar sobre a tentativa de compra da Media Capital pela PT, ao admitir: "Não sei se os portugueses estão esclarecidos e, por isso, a Assembleia da República abriu um inquérito parlamentar."

Deputados socialistas consideram que Cavaco "colocou-se ao lado da oposição" deixando claro, por exemplo, não acreditar que uma operação como a da venda de uma empresa como a TVI pela PT não fosse do conhecimento do Governo.

Dirigentes do PS consideram que, com estas declarações, o Presidente está a legitimar a comissão de inquérito à qual os socialistas se opõem com toda a veemência. O deputado Francisco Assis foi o porta-voz do "não" socialista ao inquérito que, acusou, servirá apenas para "enxovalhar" José Sócrates.

A verdade que possa a vir a ser concluída não enxovalha ninguém que seja puro e sério. A verdade será sempre, em qualquer circunstância, a coisa mais desejada, o bem mais precioso. Porém, tal irritação não surpreende, porque a transparência democrática de que os governantes tanto falam, a verdade que tanto dizem seguir, o sentido de Estado, a dignidade, o interesse em criar melhores condições de vida para a população, como não parecem ser os seus verdadeiros objectivos orientadores, fazem compreender tal desconforto com o apoio do PR à Comissão de Inquérito.

Aliás, o PR não meteu uma lança em África, pois qualquer Comissão de Investigação, qualquer Tribunal, deve ter todo o apoio de entidades responsáveis e impolutas e merecer todo o respeito e condições para funcionar com liberdade, isenção e rigor, independente de qualquer tipo de poder.

Mas as comissões parlamentares já nos habituaram a «parir um rato» e tal irritação traduz o medo de esta não ir pelo mesmo caminho e acabar com resultado honesto, doa a quem doer.

É lamentável que alguns socialistas sintam tal irritação e, pior do que isso, que tenham o despudor de a manifestar, mesmo que timidamente. Tais gentes não prezam a imagem que deviam cultivar e evidenciar publicamente.

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Realmente não se percebe porque se teme a VERDADE, quando deveria ser algo que devia congratular quem está por trás da mesma caso não tenha "RABOS DE PALHA"... Pois só nesse caso se pode perceber tal "frenesim" que transparece das palavras de alguns deputados do PS.
"Eles" próprios com tais atitudes fazem pensar que "há gato escondido com rabo de fora"! Tudo isto é uma tristeza e revela a podridão que por aí anda!!!
Um abração amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Tens experiência de assuntos de Justiça e sabes que Quem está inocente procura por todos os meios esclarecer a VERDADE. O criminoso procura que ela não seja conhecida e usa todas as mentiras e manobras de diversão para evitar que se saiba.
As comissões de inquérito parece mais destinadas a deitar poeira,(fumaça, como diria o Pinheiro de Azevedo) sobre os assuntos para ficarem sempre ocultos. E mesmo assim, quando os casos são muito evidentes e a poeira não pode cobrir tudo, quer-se evitar que haja comissões de inquérito. Eles são espertos e temos que compreender a lógica que os move. Não há fumo sem fogo. Os indícios técnicos devem ser bem interpretados. Alguns destes gestos são confissões de pecado, mas há forças que estão interessadas em não raciocinar direito e em calar os que o fazem.

Um abraço
João