domingo, 21 de março de 2010

LIMPAR O PAÍS

Transcrição da crónica, com igual título, do padre José Maia no Correio da Manhã de hoje

A iniciativa que ontem, dia 20 de Março, ocorreu no país, que ficará a assinalar como um grupo de 3 pessoas que, emblematicamente, se apresentam como "não activistas ambientais, sem estruturas formais, sem estatutos nem burocracias, sem dinheiro". É verdade! Estamos em face de um tempo novo, o tempo das "redes sociais" que representam um poder imenso de mobilização das pessoas!

Começamos cada vez mais a compreender melhor que o tempo das grandes mobilizações de gente em centenas de autocarros e à rodem de potentes altifalantes de líderes religiosos, políticos, sindicais pertence ao passado!

Para o bem e para o mal, as "redes sociais" aí estão! Desta vez, ao serviço de uma boa CAUSA: LIMPAR PORTUGAL! Para já, é para limpar as lixeiras (13.500 em todo o país)! E se um dia esta ou outra muita gente decidir eleger como CAUSAS, por exemplo, a burocracia, a ditadura fiscal, o combate aos desigualdades sociais, o enriquecimento ilícito de gente que ganha imenso trabalhando muito pouco, a insegurança de pessoas e bens, a prepotência do Estado e de muitos dos seus Serviços Públicos na forma como muitas vezes trata os cidadãos?

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Eis um artigo a merecer toda a nossa reflexão!
Urge dar satisfação ao último parágrafo do mesmo!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Será bom que gente jovem aproveite o exemplo do combate às lixeiras nas florestas para combater outras espécies de lixos, alguns já demasiado entranhados nas péssimas tradições dos políticos, que se têm tornado cada vez mais tóxicos e nefastos para os portugueses.
A lista de «boas causas» pode ser ampliada e, para a acção, não faltarão voluntários. É preciso organizar e usar os métodos de mobilização da campanha que ontem brilhou.

Um abraço
João