quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Desleixos trágicos

Ouve-se, com frequência, dizer que o ser humano se tem degradado, tendo em muitos aspectos da vida em sociedade, descido abaixo dos níveis de muitos dos animais que habitam as selvas. Mas essa afirmação nem nos desculpa nem justifica os comportamentos de cada um. A solução cabe a cada pessoa que deve passar a agir em consonância com os mais elevados valores éticos. Quando cada um assumir as melhores atitudes e se evidenciar como exemplar, certamente que o mundo estará melhor.

É certo que a decadência se deve à educação dada pelos pais aos seus filhos desde a primeira mamada, à forma como as escolas encaram a preparação das crianças e dos jovens para a vida adulta, às autoridades da segurança interna e pública, à Justiça, ao funcionamento dos serviços públicos, aos vizinhos, aos colegas. Mas isso não liberta cada um da responsabilidade atrás referida. As boas soluções não nos caem no prato da sopa por milagre.

Os desleixos, a irresponsabilidade, a convicção de que o mal só acontece as outros, o desprezo pelo risco, pelo perigo, tudo isso conduz a tragédias, como mostram três notícias de hoje ( para as ler faça clique sobre o seu título):

- Terça-feira com três mortes na estrada, 23 detidos
- Jovem diz que não se lembra de ter atropelado varredor
- Três acidentes mortais desde que abriu a caça

Pensemos que se tivesse havido um pouco de cuidado, de sentido das responsabilidades, de respeito pelas liberdades dos outros, estas mortes, ferimentos e prejuízos, teriam, sido evitados. Não era preciso muito, apenas um pouco de civismo e bom senso.

2 comentários:

Luis disse...

Caro João,
Claro que há acidentes imprevisíveis mas na maioria dos casos é como dizes - falta de civismo - porquê? Tu puzeste o dedo na ferida pois é em casa desde o berço até a maioridade, é na escola, é na escolha dos amigos que tudo começa e actualmente é difícil gerir todas estas questões mas não impossível. QUERER É PODER! Haja quem queira!!!
Um abraço "companheiro de estrada".

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Mesmo nos acidentes imprevisíveis, em que as causas são atribuídas aos materiais, há muitos que se devem a incúria, na manutenção, na actualização dos equipamentos.
ASem dúvida, a maior responsabilidade cai no ser humano.

Ab5raço
João