segunda-feira, 17 de março de 2008

Filipe Valeriano, Português que sobressai

Adoro o meu País, tendo aprendido de pequenino a apreciar o que está bem e a analisar as causas do que não está e devia estar.

Felizmente, no meio das angústias criadas pela incompetência generalizada dos políticos, surgem uns raios luminosos que nos fazem ter esperança no futuro, no caso de os jovens mais aptos não emigrarem á procura de melhores condições de realização pessoal.

Hoje, o jornal gratuito «Metro» traz a notícia «Aluno recordista em matemática» que refere Filipe Valeriano, aluno do 12º ano da Escola Secundária de Castro Verde, que conseguiu ontem atingir a marca de cinco medalhas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), tornando-se assim o terceiro concorrente a conquistar uma por cada ano possível de participação.

As OPM, são organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, visando incentivar e desenvolver o gosto pela matemática, apelando à qualidade do raciocínio e à criatividade.

Segundo comunicado da Sociedade Portuguesa de Matemática, em 25 anos este feito do aluno Filipe Valeriano tinha ocorrido apenas duas vezes.

Com cidadãos assim preparados, dominando o raciocínio lógico, que aprendem com o estudo da matemática, podemos ter esperança de um futuro melhor para Portugal e os seus cidadãos, mas não podemos deixar de recear que, perante a falta de perspectivas de vida por cá, eles emigrem como as notícias nos dizem estar a acontecer, para a Grã-Bretanha e os EUA.

Pergunto: o que estão os governantes a fazer para cativar estes homens de valor e aproveitar o resultado das suas capacidades intelectuais, em vez de os deixar ir contribuir para o enriquecimento de Estados mais desenvolvidos?

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá...
Gostaria de dizer que concordo completamente com o que escreveu, os nossos políticos não se mentalizam que é necessário dar oportunidades e condições aos jovens portugueses para que estes possam ficar a trabalhar no seu país.

Os jovens portugueses ambicionam fazer o que os políticos não conseguem: MELHORAR O NOSSO PAÍS, A NOSSA PÁTRIA O NOSSO PORTUGAL!!!

Gostaria de acrescentar que tenho 17 anos e conheço muito bem o Filipe Valeriano, pois, fomos colegas na escola EB 2,3 Dr João de Brito Camacho em Almodôvar a qual eu ainda frequento (12º ano). No ano lectivo anterior o Filipe foi para a Escola de Castro Verde.


Obrigado

Parabéns por a escolha da matéria tratada.

A. João Soares disse...

Anónimo,
Muito obrigado pelas suas palavras e Parabéns pela demonstração de vontade de ajudar Portugal a ser acolhedor dos jovens prometedores, com capacidades para criar um futuro mais brilhante.
Aos jovens cabe a grande responsabilidade de darem a Portugal a grande volta de que está a necessitar para que os portugueses se sintam orgulhosos de o ser. Vão receber uma herança muito enferrujada e é do seu interesse recuperá-la dando-lhe operacionalidade.
Tenho esperança da capacidade da geração activa de amanhã. Tem que ser assim. Mas só espero que saibam preparar a viragem por forma a que resulte melhor do que as três do século passado, principalmente a última, de que resultou um atraso sustentado em relação aos restantes países da Europa.
Quanto a esta matéria, vá organizando grupos de reflexão entre os seus colega, porque o País precisa de que se pense em algo mais importante do que o futebol, e outras insignificâncias que enchem os noticiários.
Felicidades nos estudos, um abraço
A. João Soares

Valeriano disse...

Apesar de tardio, gostaria de deixar aqui o meu apreço pelos votos que me faz.

Parabéns pelo seu blogue e trabalho.

Cordialmente,
Filipe Valeriano

A. João Soares disse...

Caro Filipe Valeriano,

Muito obrigado por ter vindo até este espaço. Desejo-lhe as maiores venturas em tudo o que fizer na vida. Com este início, aquilo que venha a fazer tem que ser forçosamente muito positivo para o País, a humanidade e a ciência. Entusiasme outros colegas e amigos para o imitarem em capacidade de estudo, de trabalho, e de reflexão sobra a sociedade, para directa ou indirectamente contribuírem para um Portugal com população mais feliz do que a de hoje.

Abraço com os melhores votos
João
Só imagens

Anónimo disse...

Caro Filipe Valeriano,
As qualidades humanas são muito mais importantes do que os dezanoves e os vintes. Por isso, APRENDA A ACEITAR QUE EXISTEM ALUNOS MELHORES DO QUE VOCÊ. Deixe de fazer cenas estúpidas de ciúmes cada vez que um colega da FCTUC tira melhor nota. Já tem idade para ganhar juízo... fitas dessas nem numa criança de 11 anos se toleram! :-(

jose dias disse...

Parabéns Filipe.um abraço de saudade. Jose Dias