domingo, 23 de março de 2008

Regras a seguir nos posts e comentários

Sirvo-me de alguns aspectos do óptimo post com o título «comentários em blogs» da colega bloguista Naty, colocado no Blog «A Voz do Povo», para aqui colocar à discussão da blogosfera um tema que julgo de muito interesse, para combater a libertinagem irresponsável.

É desagradável que «brincalhões» imaturos e sem respeito pelos outros usem o espaço dos comentários para fazer mal, quer procurando ofender os outros quer empastelando o espaço com colagens de textos extensos que nada têm a ver com o tema do post. É pena que haja pessoas que usem qualquer meio para semear o joio e a cisânia, sem qualquer motivo, por pura maldade.

Penso que uma das finalidades dos blogs, além do prazer da escrita, deve ser:
- divulgar cultura e bons conselhos que não sejam do conhecimento geral,
- salientar actos muito positivos que mereçam ser apontados como exemplos à sociedade,
- alertar para factos e situações que parecem não estar muito bem, a fim de serem apreciados por quem de direito e melhorá-los,
- e comunicar com os comentadores por forma a criar relações amistosas e a aprofundar a análise dos temos expostos, numa polémica respeitosa e salutar, apresentando argumentos convincentes sempre que se discordar, sem faltar ao respeito nem agredir o autor.

Tratar os visitantes com urbanidade no sentido de inspirar amizade, debater ideias com modos educados e sem ferir as pessoas que pensam de maneira diferente é uma virtude a desenvolver que só enriquece quem a pratica.

Mesmo quando estamos perante uma opinião oposta à apresentada no post, desde que venha apoiada em argumentos lógicos, devemos elogiar o que de bom ela possa trazer e responder com argumentos que possam rebater os apresentados. Assim se produz uma polémica urbana e positiva de que todos beneficiam.

Desta forma, os blogues são um óptimo veículo de cultura, de comunicação e de criação de amizades alargadas, entre pessoas educadas que sabem discutir ideias, por mais diferentes que sejam, sem ofenderem as pessoas, respeitando o direito de cada um ter a sua opinião sem querer impô-la aos outros, mas apresentando argumentos convincentes, em sua defesa.

Tenho aqui criado bons laços com pessoas com ideias muito diferentes das minhas, porque procuro, com uma linguagem urbana, aceitar o seu direito à opinião, embora não me sinta obrigado a a ela aderir totalmente. Em cada comentário por mais discordante que seja, encontro sempre algo de positivo que sublinho.

Porém, não são desejados, e deverão ser eliminados, os comentários não identificados, indecorosos ou de índole atentatória da dignidade, bem como mensagens que não se refiram ao post em questão.

O espaço destinado a comentários é público e, como tal, deve ser respeitado por todos e não deve ser transformado em lixeira!

Inspira-se nestas ideias o aviso aos comentadores que tenho neste blog no espaço que antecede o espaço destinado aos comentários.

Um comentador inserido na crise que levou ao meu post «Um alerta importante» afirma que o direito de liberdade de expressão lhe permite abusar do espaço dos posts a seu belo prazer e, depois, a eliminar os seus comentários que são seus. Ora isto assemelha-se a um escritor que entra numa biblioteca, pública ou privada, e retira as obras de que é autor, prejudicando, com isso, o proprietário e os visitantes da biblioteca. O mesmo se aplica a quem retira os seus comentários ou posts, salvo por motivo de força maior. Eliminar um comentário é um acto lesivo e hostil aos visitantes e ao autor do blog. À medida que se publica um trabalho ele passa a ser património público, sendo ilegítimo eliminá-lo.

Quem, por sistema, publica comentários impensados e, depois, os elimina e que confessa essas infantilidades, escusa de tentar colocar comentários neste blog, porque eu os elimino poupando-lhe o trabalho de o fazer e evitando aos visitantes a frustração que, de repente, vêm os seus comentários de pés no ar por desaparecer o comentário a que fizeram referência.

Sem comentários: