segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Desemprego combate-se falando verdade ???

O título da notícia «"É fundamental falar verdade aos portugueses" para combater desemprego, diz Cavaco Silva» pode parecer mal intencionado (!), mas a primeira frase do artigo esclarece: «O Presidente da República afirmou hoje que "é fundamental falar verdade aos portugueses" para que o país consiga atingir "o grande objectivo" de redução da taxa do desemprego.»

Até que enfim, foi descoberta a solução para combater o desemprego. Parecia um problema difícil, mas esta solução genial de um professor universitário de economia, mostra que é mais fácil do que o «ovo de Colombo».

Basta todos falarmos verdade e o desemprego desaparece. Qual formação profissional, qual vontade de trabalhar, qual redução do subsídio de desemprego, qual empreendedorismo, qual combate à corrupção, ao tráfico de droga e à «pequena» criminalidade, nada disso é necessário ou conveniente. Basta falar verdade !!!

Sempre achei que falar verdade é um dos fundamentos do civismo, é essencial em tudo na vida, mas desta não me tinha lembrado. Então, devemos dizer as verdades para que cesse o desemprego: diga-se que as estradas estão pessimamente sinalizadas e que isso arrasta o descrédito de cada sinal, a condução perigosa e a mortalidade rodoviária; a má educação na mais tenra idade despreza o sentido de segurança e produz acidentes de todo o género, em casa, no trabalho, na estrada; a falta de escolas técnicas resulta em ausência de jovens adultos habilitados para trabalhos técnicos, que terão de ser feitos por imigrantes; a descriminalização de muitos delitos e o mau sistema de Justiça permite às pessoas enriquecer mais depressa do que estando empregadas; os mais visíveis sinais de riqueza nem sempre resultam de um bom emprego e da verdade; os políticos, salvo eventuais excepções, têm bons empregos (tachos) de elevada remuneração e não usam a verdade nem fazem ideia do que tal vocábulo significa; a preparação das crianças para futuro emprego não se consegue por ter sido dificultado o acesso às escolas, eliminados os chumbos e as retenções; a falta de sensibilização dos jovens para o valor do dinheiro, recurso limitado, e para os cuidados a ter na sua gestão conduz ao consumismo e ao endividamento. etc, etc.

Aqui fica um contributo para combater o desemprego na óptica do professor Cavaco Silva. Exorto os leitores a dizerem todas as verdades que conheçam, a fim de que o desemprego desapareça completamente!!!

Imagem da Net

1 comentário:

lidiasantos almeida sousa disse...

falar verdade? este senhor parece obcecado com a verdade. Ensinaram-lhe esta metáfora, penso que foi a Maria II, METEU ESTA NA CABEÇA DA MAnuela azeda o Leite e foi um fracasso. Não será no caso dele porque o Socrates o entende. Verdade verdadinha era se ele dissesse como gastou os quadriliões de contos que a CEE enviou para PORTUGAL QUANDO ELE ERA O MELHOR ALUNO. Mas o que fez ele aos milhões? Mandou fazer uma formação profissional a analfabetos que encheu de dinheiro os amigos e serventuários do Cavaquismo para reforçar o eleitorado. Esbanjaram dinheiro que se destinava a equipar as empresas para poderem enfrentar o derrube das barreiras alfandegárias, ou seja uma pré Globalização Deram dinheiro aos armadores de pesca para destruir as frotas. Aos agricultores para não cultivarem pois o nosso destino era ser um País de serviços e turismo. Agora como nada produzimos excepto pouco para exportar, temos de importar quase tudo e a divida logicamente aumenta, pois a balança comercial é mais alta nas importações do que nas exportações. E agora Anibal é que viste que o desemprego disparou. Deve ter estado a viver na Patagónia ou então a Maria II não lhe disse nada.Espero que publique. Cumprimentos