quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cuba precisa de reformas profundas

Um desabafo muito significativo que deve ser meditado. O título do artigo do Público, só por si diz muito.

Fidel Castro diz que modelo económico de Cuba não funciona nem para os cubanos
PÚBLICO 09-09-2010

Entrevista à revista norte-americana "The Atlantic"

O ex-Presidente cubano Fidel Castro, que seguiu à frente dos destinos da ilha durante quase 50 anos, admitiu que o modelo económico de Cuba “já não funciona”.

Já não funciona nem para nós”, afirmou numa entrevista com o jornalista norte-americano Jeffrey Goldberg, correspondente da revista “The Atlantic”, que conduziu ao longo do mês de Agosto em Havana uma série de conversas com o antigo líder da revolução cubana, tendo visitado a ilha a convite de Castro.

O antigo lider cubano quererá abrir espaço a reformas económicas e facilitar a vida ao irmão Raul, perante resistências de radicais.

Imagem da Net

1 comentário:

Pata Negra disse...

Se é que alguma vez funcionou?! Funciona! Mal! Funciona! Bem funciona! A lucidez de Fidel incomoda! Um exemplo dum país vizinho de Cuba onde alguma coisa funciona e eu render-me-ei! Cuba continuará a ser um exemplo de que são possíveis modelos diferentes! Haja crítica e auto-crítica! Hajam Fidéis e povos que não se rendam!
Vista de longe e por dentro, Cuba é um exemplo único do que se pode fazer e do que não se deve fazer! Toda a gente fala de Cuba - porque será?! Não será certamente para apontar melhores sucessos no Haiti, na Costa Rica, na Dominicana, em S.Salvador, na Guatemala, na Colômbia, eu sei lá aonde! Que Cuba encontre um caminho melhor, é o meu desejo, mas que não seja o caminho de outros!
Francamente, João, estou farto da mediatização negativa do regime cubano e do romantismo positivista da revolução cubana mas aposto em Cuba!
Nenhum povo no mundo ousou desafiar, como eles, os nossos modelos e os impérios nossas referências!
Que Cuba viva diferente e que os seus governantes saibam mudar na diferença!
Um abraço por uma Cuba melhor e por uma Cuba diferente!