sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

PONTE DE VIANA DO CASTELO

A ponte Eiffel que liga Viana do Castelo a Darque, por cima do rio Lima está em obras de recuperação e alargamento, há um ano, obrigando os utentes interessados em percorrer os 560 metros que separam as duas margens a terem de andar 10 quilómetros tendo de utilizar a ponte da auto-estrada, a montante.

Na altura do encerramento foi prometido que o tabuleiro reabriria em finais de Julho de 2006, isto é, seis meses depois. Mas, passado um ano continua encerrado ao trânsito com os inconvenientes inerentes. Em Setembro o ministro das Obras Públicas prometeu que as obras estariam concluídas no último trimestre de 2007, quase ano e meio mais tarde do que a promessa inicial. Entretanto, a obra passou a estar a cargo da REFER que substitui neste caso o Instituto das Estradas de Portugal. E ninguém, nem o próprio presidente da Câmara, acredita que este prazo seja cumprido.

Os portugueses já não acreditam em promessas nem em qualquer palavra de políticos. E estranham que nesta falta de cumprimento de prazos, os responsáveis não tenham sido penalizados pela sua incompetência, falta de dedicação à tarefa, ausência de respeito pelos dinheiros públicos, etc. Os políticos e quem com eles faz negócios fica sempre impune, como acontece nos três túneis de Lisboa cujas obras continuam, longe de serem terminadas, quando os prazos inicialmente prometidos já se esgotaram há muito. Isto vem juntar-se aos vários testemunhos de que Portugal está em estado caótico, sem credibilidade, com uma impunidade total daqueles que deviam dar o exemplo de seriedade, competência e excelência no desempenho.

Sem comentários: