segunda-feira, 18 de março de 2013

Astrólogo falacioso


Marcelo diz que Gaspar «perdeu larguissimamente a credibilidade» e tornou-se uma espécie de "astrólogo". Mas um mau astrólogo porque quer fazer crer que as suas previsões são rigorosas e científicas mas raramente acertam. Já em 27 de Abril do ano passado se mostrou preocupado com desemprego, o que demonstrou que, na preparação da sua decisão de instituir a austeridade, não se apercebeu que ela ia reduzir o poder de compra, diminuir a actividade económica, gerar encerramento de empresas e aumento do desemprego. Tinha olhado, com baias apertadas para a calculadora e não reflectiu nas respectivas implicações nos diversos factores sociais interligados com o fenómeno que criou.

Infelizmente, no Governo, não foi o único a sofrer da mesma miopia e teimosia obsessiva e, apesar de palavras fantasiosas tipo astrólogo, não surgem no horizonte sinais de melhores tempos para a vida dos cidadãos. E não surpreendem palavras como as de Daniel Bessa que diz «estamos todos a evitar anunciar a bancarrota”, ou as de Seguro quando diz que "coisas vão de mal a pior".

Mas embora «previsões sejam apenas previsões» e palavras de político sejam apenas isso, as pessoas não vêm nada a que se possam agarrar para não se afogarem como náufragos sem boia de salvação. E governar é, segundo a ciência política, procurar bem-estar, em todos os aspectos, para as pessoas, para os cidadãos (não apenas os que fazem parte das amizades, cumplicidades e conivências com os detentores do Poder).

Imagem de arquivo

3 comentários:

Mariazita disse...

Querido amigo João
Começo por agradecer os seus parabéns à minha «CASA».
O facto de terem chegado com ligeiro atraso não tem a mínima importância - os amigos não tem hora nem dia certos para aparecer, e quando surgem dão-nos sempre grande alegria.
Mas...pareceu-ne notar um certo desalento (ou desesperança?) nas suas palavras.
Não é altura para se deixar "ir abaixo"; a Primavera está à porta, e é preciso reunir forças para lutar, com as armas disponíveis, contra os irresponsáveis que se dizem nossos governantes.

Deixe-me só contar-lhe "a última".
As nossas pensões de reforma (minha e do Eurico) passaram a vir abonadas do célebre "duodécimo". (com certeza a sua também). Pois passei a receber menos 40 e tal euros por mês. Dá para acreditar???
Será que depois de nos comerem a carne também roerão os ossos?
Nem gosto de falar nestas coisas, porque me invade uma fúria enorme!

Uma óptima semana.
Beijinhos

A. João Soares disse...

Minha querida Amiga,

Os tempos não vão para optimismo nem esperanças em dias melhores. Pelo menos dando atenção às palavras fantasiosas do PM, de que abusa desde antes das eleições e que ainda não vimos a concretização de uma. Ele, como acredito que queira ser honesto, tem tido o bom senso de não falar de resultados positivos da austeridade que nos tem imposto, porque na verdade não os há.

Mas quanto a optimismo, confesso-lhe que procuro manter-me fiel a uma norma que adoptei desde 1972, depois de ouvir um professor no Curso Superior de Management do INII «Sou optimista preocupado», mas neste momento, mais preocupado do que optimista.

Desculpe esta «depressão», mas o frio congela o lubrificante da máquina !!!
A melhor maneira de levar a vida a sérioo é levá-la a rir, enquanto isso não pagar imposto...

Beijos
João

Anónimo disse...

UV light and portable, Anxiety, enviromentally friendly pollution, smoking cigarettes, every one of these develop [url=http://ywashst.com]buy lifecell cream[/url] your skin through the results of the sun's rays. lifecell Only wally somewhat variety near the http://ywashst.com us, these treatments is going to be challenging to pay for.