segunda-feira, 10 de setembro de 2012

P.M. «Impreparado»

Transcrição:

Marcelo acusa Passos de só ser “concreto para o mexilhão”
PÚBLICO. 09-09-2012 - 22:00

Marcelo considera que comunicação de Passos ficou entre o descuidado e o desastroso.

Marcelo Rebelo de Sousa acusou neste domingo Passos Coelho de ser um primeiro-ministro “impreparado” e de ter feito um discurso ao país “no mínimo descuidado e no máximo desastroso”. E diz que há um aumento de impostos.Com vídeo.

No habitual comentário da TVI, o antigo presidente do PSD e actual conselheiro de Estado não poupou palavras críticas em relação ao actual líder “laranja” e primeiro-ministro, por causa da intervenção que este último fez na sexta-feira em que anunciou mais medidas de austeridade.

Para já, Marcelo diz não ter ainda todos os dados para considerar se as medidas são ou não constitucionais. Para o também conselheiro de Estado de Cavaco Silva, o discurso de Passos teve uma parte concreta e outra vaga.

A concreta foi a parte em que anunciou os cortes de salários para a função pública, pensionistas e privados. Já a vaga foi a que não explicou como vai tributar o capital, como vai cortar nas fundações, nas Parcerias Público Privadas.

“Para o mexilhão foi concreto, para outras espécies mais sofisticadas foi vago”, concluiu Marcelo. "Fiquei gélido" por ouvir Passos Coelho só "contar uma parte da história", acrescentou.

O antigo presidente social-democrata criticou também a mensagem que Passos Coelho colocou no Facebook, na madrugada deste domingo, afirmando que Passos devia ter tido aquelas palavras dirigidas aos portugueses na sua intervenção.

Para Marcelo, o primeiro-ministro deixou tudo por explicar, nomeadamente por que diz que não vai haver um aumento de impostos. “Ficou a ideia de que para agradar ao PP diz que não é um aumento de impostos quando é”, acrescentou.

Para o professor de direito, o aumento dos descontos para a segurança social de 11% para 18% vai levar à baixa de consumo, “especialmente das pessoas mais carenciadas”, e ao encerramento de empresas.

E para Marcelo a intervenção “desastrada” fica a dever-se “à impreparação” de Passos Coelho.

Marcelo espera agora que o Presidente da República peça esclarecimentos ao Governo sobre o que não foi explicado e que, se tudo se mantiver como está, espera que o Presidente diga ao Executivo que tem de as mudar.

O antigo presidente do PSD tinha ainda mais dois recados para Passos Coelho: devia ter anunciado uma remodelação logo após o seu discurso e “não lhe ficou bem falar antes do jogo da selecção para ver se passava despercebido”.

Imagem de arquivo

6 comentários:

A. João Soares disse...

Que imagem podemos fazer da idoneidade e de outros valores éticos e profissionais dos nossos governantes que tomam medidas sujeitas a comentários como este?

Medidas são flagrante violação da Constituição, diz Sindicato magistrados do MP

Luis disse...

Amigo João,
O comentário de Marcelo Rebelo de Sousa foi muito acertado e tocou todos os pontos que deviam ter sido esclarecidos. Espero que Passos Coelho aceite a mensagem dele e venha de uma vez por todas esclarecer as medidas que irá tomar na totalidade. O "mexilhão" já sabe com o que conta mas resto ficou numa nebulosa e há que esclarecer tudo muito "clarinho" para podermos entender. Quanto aos dois subsídios a retirar aos pensionistas acho um "desaforo"! Porquê a diferença? Será para nos matar mais rapidamente?
Um abraço solidário e amigo.

Luis disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A. João Soares disse...

Caro Luís,

Sê benvindo a estas lides depois de uma bem passadas férias.

Hoje há muita gente da dizer estas verdades referidas pelo MRS, ma é preciso que sejam repetidas para criar efeito de massa o próprio Vitor Gaspar diz que “Não devemos subestimar o efeito da opinião”.

Acerca do reformados, já escrevi que velhos é uma espécie em vias de extinção rápida, pois com a falta de ética e de moral destes políticos incompetentes e insensíveis aos problemas das pessoas, os cidadãos não activos serão, de forma, primeiro, discreta e, depois, mais à vontade, exterminados, para alívio das contas do Estado, as quais servem apenas para alimentar «boys» e «girls» do regime e os ricaços coniventes e cúmplices dosseus lacaios políticos.
E o povo abúlico mantém-se «sereno»!!! Até quando?

Realnmente, começará discretamente, mas acabará por ter aspectos definitivos: na primeira ida ao médico depois da reforma o médico, independentemente da doença, receita aspirina e diz «vai passar, mas se voltar a sentir-se mal venha cá para mudar de tratamento». Quando volta, o médico tira da gaveta um comprimido e diz-lhe «à noite coloque na mesa de cabeceira um a caneca de chá morno e o comprimido. Depois de estar na cama tome o chá e o comprimido. No dia seguinte já não terá nada»... E não tem.

A isto chamam eutanásia por imposição, a bem do Estado.

Abraço
João

A. João Soares disse...

Mais uma opinião convergente com a de Marcelo surgiu no PÚBLICO de 26-09-2012, na notícia

3João Salgueiro diz que Passos Coelho não estava preparado para tomar conta do poder

A. João Soares disse...

Ver artigo:

Pires de Lima acusa Passos de "impreparação"