quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vaga de Frio

Na vaga de frio intenso que se avizinha, a Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha as pessoas a evitar estar ao frio durante muito tempo, vestir várias camadas de roupa, proteger a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer actividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido de carbono.
Como os bebés e os idosos são os mais vulneráveis ao frio, devem ser objecto de cuidados redobrados.

Cuidados especiais a ter com o frio:

A. Fora de casa:

1. Na condução, nomeadamente em via propensas à formação de gelo, ter cuidado com o piso escorregadio e circular a velocidades baixas.
2. Para sair à rua, usar várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso, evitar também o uso de roupas muito justas que façam transpirar.
3. Ter cuidado com actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem conduzir a um ataque cardíaco.
4. Ter atenção aos sinais de hipotermia (corpo frio, pele roxa e falta de reacção). Na presença de algum destes sintomas, ligar imediatamente para o 112.
5. Usar gorros (ou outro tipo de protecção) uma vez que uma boa parte do calor corporal perde-se pela cabeça.
6. Proteger as mãos com luvas.
7. Manter as roupas secas trocando as peças molhadas se necessário.

B. Dentro de casa

Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações, por isso há que ter cuidado com o aquecimento da casa
1. Fazer um bom isolamento de janelas e portas.
2. Procurar fazer sempre refeições quentes.
3. Ter cuidado com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar, porque a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, que é um gás mortal. Ao utilizar uma lareira, colocar um resguardo próprio para evitar que qualquer faúlha salte para fora.
4. Nunca usar petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira.
5. Ter atenção aos aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente a sobrecarga dos quadros eléctricos.
6. Não secar a roupa no aquecedor e afastá-lo de cortinados, tecidos ou mobílias porque pode provocar um incêndio.
7. Se houver ar condicionado, deve ter-se cuidado ao sair à rua porque a diferença de temperatura pode provocar um choque térmico. Deve desligar-se o ar condicionado meia hora antes de sair e agasalhar-se bem.

Imagem do Google