quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Recado aos senhores deputados

Depois do recado ao Governo, há mais de 14 meses, «sugerindo» que era preferível aumentar o IVA do que o IRS ou o IRC, recado que os governos têm seguido obedientemente, o empresário Alexandre Soares dos Santos deixa agora o seguinte recado aos senhores deputados:

«Em relação ao poder político, o empresário defendeu que “o Parlamento tem que ser responsável, porque é o melhor meio para assegurar o controlo da acção governativa”, considerando que “a negligência dos sucessivos governos só foi possível, porque o Parlamento não cumpriu a sua função”.

O presidente da Jerónimo Martins considerou que “acompanhar a acção dos deputados é desmoralizante, pela superficialidade do conhecimento, pelo desrespeito de uns por outros e pelo Parlamento”.»


É bom que isto seja realçado, embora, em democracia, sempre se espere que os eleitos cumpram com eficácia as funções de que lhes foram confiadas. E, ao fazê-lo, nunca se esqueçam do volumoso sector social de onde sai a maioria dos votos. E que os grandes empresários como é Alexandre Soares dos Santos nunca percam de vista que lhes é vantajoso haver justiça social, haver aceitável poder de compra dos menos favorecidos pelas políticas sociais, por que são estes que constituem a grande massa dos consumidores, dos clientes que mais pesam na facturação do comércio e da indústria.

Imagem do Google

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João,
Por razões profissionais tive a oportunidade de conhecer este Senhor!
É uma pessoa muito sensata mas firme e tem demonstrado quanto é imprescindível "pensar antes de decidir"!
por outro lado é um dirigente que sabe quanto é importante saber lidar com o seu pessoal! Os seus trabalhadores estão com ele e dessa forma desenvolve as suas Empresas mesmo em períodos de crise como agora vivemos.
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Sem dúvida que é um empresário de muito êxito e consegue ser um dos mais ricos do País.

Como não estou aqui a defender opiniões partidárias mas apenas aquilo que julgo serem os interesses de Portugal, isto é, da maioria dos portugueses, não perco tempo a olhar para as pessoas mas sim para as suas ideias traduzidas em palavras vindas a público. As que Alexandre Soares dos Santos disse há mais de 14 meses mostraram a sua qualidade de empresário a usar pressão para o Governo aumentar o IVA em vez de o fazer aos IRS e IRC, o que constitui um benefício para os ricos e prejuízo para os pobres, que tudo gastam e que, assim, são espoliados de quase um quarto do que ganham.

Agora, parece mais voltado para a necessidade de rigor e honestidade na gestão do dinheiro público e aponta aos deputados a incapacidade que têm evidenciado e mostra-lhes o que devem fazer quando ao controlo do Governo.
Porém, não chega ao ponto de lhes dizer que têm de criar legislação para acabar com a corrupção e com o enriquecimento ilícito e activar a justiça para a criminalização dos políticos para que «sejam responsabilizados por má gestão quando tenha havido má fé ou obtenção de benefícios» como disse o Duque de Bragança e consta num post aqui colocado.

Em resumo, Alexandre Soares dos Santos desempenha de forma muito eficaz o seu papel de Grande Empresário e representa os interesses da sua classe.

Um abraço
João