quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Incúria em vez de segurança

A degradação da nossa sociedade é notória em muitos e variados aspectos, mas um dos mais graves é a ausência de sentido da segurança, da necessidade de precauções para evitar acidentes em casa, no trabalho, nas estradas, na praia, etc e as preocupações de segurança devem contribuir para a eliminação de situações causadoras de acidente, antes que eles ocorram. Foi essa a intenção do post «Segurança votada ao desprezo» aqui colocado.

Mas é preciso bater muito neste assunto para alertar as autoridades desleixadas, preguiçosas e pouco conscientes dos perigos e sem verdadeiro sentido de responsabilidade. E por ser assim, vêem hoje a público duas notícias gritantes, que podem sewr lidas, abrindo os seguintes links: «Poste preso por fios na Caniçada» e «Muro de escola ameaça cair sobre a via pública».

Imagem do JN

4 comentários:

Zé Povinho disse...

A degradação é proporcional à incuria de quem devia ser responsável, que sabe que não terá nunca que a assumir em caso de problemas.
Bom Ano
Abraço do Zé

Táxi Pluvioso disse...

Todos os problemas serão resolvidos para o ano novo. Com presidente e Governo novos, os portugueses serão o povo que mais enriquece no mundo e fará todos os consertos necessários.

Um bom ano

Saozita disse...

Estimado amigo João Soares, tenho estado um pouco ausente dos blogues, pois a vida tem estado complicada na gestão de tempos disponíveis, e agravou-se mais quando queimei a minha mão e logo a direita. Quero desde já agradecer as visitas e comentários "No Livro da Vida" e no "A Voz do Povo", agora que estou melhorzita, farei por ser mais assídua.
E este assunto da Segurança, vem a talho de foice, nós portugueses não temos uma cultura de segurança e eu também sou um exemplo com o acidente doméstico que fez com que queimasse a mão.
Mas como cada um responde por si, só teremos é que aprender com os erros. O problema está como nos casos apresentados neste seu post, é que aqui, o que costuma acontecer é que ninguém responde por ninguém e a culpa morre solteira em caso de acidente, que seja só com prejuízos patrimoniais, quer morais ou humanos. É o Estado que temos, é realmente a irresponsabilidade política, moral e ética de quem gere e governa neste país.

João, desejo-lhe em meu nome e do Victor a si e à família um Bom Ano Novo, com Paz, harmonia, saúde e amor.

Bj

Sãozita

A. João Soares disse...

Caros Zé Povinho, Taxi Pluvioso e Sãozita,

Com ou sem ironia, a situação é grave e a solução não aparecerá com uma varinha mágica. O mal radica na incultura do povo de onde saem os «boys» que desprezam as realidades, mostrando que o seu único objectivo é o próprio enriquecimento rápido e sem teto, desejando sempre mais, seja de que forma for. Para terem êxito nesse objectivo tornam-se imunes e impunes atrofiando a função da Justiça que não lhes toca.
Se nos casos citados, por hipóteses houver um inquérito, os peritos são coniventes e defendem o culpado aceitando desculpas infantis sem a mínima racionalidade.

Pobre país onde os nossos descendentes terão que viver até emigrarem.

Abraços com votos de que, apesar de tudo, possam ter bons momentos em 2011
João
Sempre Jovens