terça-feira, 27 de março de 2012

A Ascensão do Dinheiro

A Ascensão do Dinheiro - The Ascent of Money (2009) Ep.1/6: SONHOS DE AVAREZA - DREAMS OF AVARICE from MDDVTM TV4 on Vimeo.


Quem não domina o idioma inglês, não deixe de ler o texto seguinte:
"A Ascensão do Dinheiro" é baseado no décimo livro do professor de Harvard, Niall Ferguson, publicado em 2008, onde ele procura explicar a história financeira do mundo, explorando a forma como o nosso complexo sistema financeiro global evoluiu ao longo dos séculos, como o dinheiro moldou o curso das relações humanas e como a mecânica deste sistema económico funciona para criar uma aparente riqueza sem limites. Para milhões de pessoas, a recessão gerou uma sede de conhecimento sobre a forma como o sistema económico global realmente funciona, em especial quando tantos especialistas financeiros parecem ter sido igualmente apanhados de surpresa. Em "A Ascensão do Dinheiro", o economista, escritor e historiador Niall Ferguson oferece-nos um vislumbre para estas questões levando os espectadores numa viagem passo a passo pelos marcos da história financeira que criaram este sistema, visitando locais onde ocorreram os principais acontecimentos. Ferguson mantém que a história do dinheiro encontra-se de facto no centro da história humana, com a força económica a determinar o controlo político, guerras com o intuito de criar riqueza e barões financeiros que influenciam o destino de milhões."

3 comentários:

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Eis um belíssimo post muito oportuno e esclarecedor
Um abraço amigo..

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Parece que pior do que qualquer droga, qualquer estupefaciente, o dinheiro veio arrastar a humanidade para a perdição. Se virmos bem, o dinheiro não produziu invenções nem tecnologias, nem criação de produtos químicos ou máquinas e instrumentos. Ele apenas serviu para facilitar as trocas comerciais e, através dessas trocas veio o vício, a tentação de o adorar, aumentando a sua quantidade, para o que tem que se explorar o mais necessitado, o mais desatento, o menos viciado nesta droga. A acumulação de tal poder diabólico nas mãos de pessoas egoístas, sem princípios morais, gananciosas, tem provocado os maiores sofrimentos à humanidade.

Felizmente, vão surgindo pessoas a alertar que é possível inverter o desabar para o abismo. Vê, entre os outros os seguintes artigos
-Dinheiro não dá felicidade
-Mark Boyle: Há um ano sem dinheiro
-Milionário desfaz-se da fortuna que o faz infeliz
-O «dinheiro vivo» é corrosivo e demolidor

Zé Povinho disse...

O dinheiro embriaga, corrompe mas não é tudo na vida. É uma pena que seja o dinheiro e a sede do mesmo a dominar o curso da vida, porque sem tanta ambição o mundo seria bem melhor e muito mais justo.
Abraço do Zé