sábado, 21 de janeiro de 2012

Falta de Sensibilidade e de Respeito

Transcrição de artigo, seguida de NOTA:

Palavras de Cavaco foram um insulto aos pensionistas, diz Jerónimo
Público. 21.01.2012 - 05:03 Por Lusa

O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, classificou nesta sexta-feira as declarações do Presidente da República sobre a sua reforma como um “insulto” aos portugueses que vivem com pensões de 200 ou 300 euros.

“Houve muita precipitação, muita insensibilidade, acaba por ser um insulto a esses portugueses que têm tantas dificuldades”, afirmou.

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje que aquilo que vai receber como reforma “quase de certeza que não vai chegar para pagar” as suas despesas, recordando que fez poupanças ao longo da sua vida.

Para o líder do PCP, trata-se de um discurso “quase ofensivo” para os reformados com baixas reformas.

“Num contexto tão difícil para os portugueses, particularmente os que vivem das suas baixas reformas e pensões, sabendo que o actual Presidente da República - e não vamos agora questionar o quantitativo - beneficia de um rendimento de 10 mil euros, isso é quase ofensivo para os ouvidos e a vida desses portugueses que não sabem como é que se hão de governar com 200 e 300 euros de reforma”, sublinhou Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP falava em Famalicão, à margem de um comício onde apelou à luta contra as medidas previstas no memorando de entendimento com a ‘troika’ e criticou fortemente o acordo de concertação social celebrado esta semana.

NOTA: As palavras do PR denunciam falta de sensibilidade e de respeito pelos cidadãos eleitores que o escolheram para defender os interesses nacionais, de todos os portugueses, principalmente dos mais indefesos. Como podem os portugueses sentir-se felizes e com esperança no futuro, se os seus mais altos representantes apenas olham para o próprio umbigo e ignorando as dificuldades da grande maioria daqueles que dependem das suas preocupações, ideias e decisões?

Custa ver críticas a tão alta individualidade que devia ter merecido todo o nosso respeito, como estas de Jerónimo de Sousa e as de João Semedo, mas mais custa ver que o PR não teve iniciativa e oportunidade de recorrer a um pedaço de bolo para evitar responder ao jornalista, como já em tempos fez.

Imagem de arquivo

5 comentários:

A. João Soares disse...

Tem interesse a notícia do PÚBLICO:

Cavaco Silva declarou mais de 140 mil euros de pensões em 2009

Alem das pensões, declarou outros rendimentos. Só as pensões representam, mais de 10.000 euros mensais.

André Miguel disse...

Caro João,
Antes de mais um feliz ano de 2012!

Quanto ás declarações de Cavaco são de todo insensatas, insensíveis, mas sobretudo irresponsáveis. Daquelas capazes de acender rastilhos...
Haja decoro e sentido de Estado por amor de Deus!

A. João Soares disse...

Caro André Miguel,

Ele parece ser um indivíduo demasiado cauteloso e prudente, o que resulta em muita timidez, bem traduzida nos costumados tabus. Depois, quando quer sair do mutismo, faz asneira. As mais anunciadas comunicações ao País, algumas em tempo de férias, que deixaram as pessoas apreensivas sobre qual seria o tema, foram tiros de pólvora seca, como a referida ao Estatuto autonómico dos Açores, a queixinha de que tinha os telefones de Belém sob escuta e a confusa justificação da promulgação dos casamentos gay, quando dos milhares de promulgações não dá explicações. Ninguém lhas pede.
Peca sempre que fala e a única acção virtuosa foi a de fechar a boca com um pedaço de pão de ló.
Enfim, era esperada melhor actuação do Supremo Magistrado da Nação

Um abraço com retribuição de Bom Ano e de muitos êxitos na sua vida profissional e particular
João

Isabel Martins disse...

hoje no clube naval de cascais so se ouviam comentarios a este mail que pelos vistos tem tido pernas para andar....onde vamos parar assim? então se nós - eu estou incluida claro !!! - estamos a cortar em tanta coisa necessaria para podermos sobreviver.........o Sr. Presidente bem pode cortar em qualquer coisa tambem,.... talvez nas ferias,,,,,ou no carro....como nos outros portugueses... eu sempre fui do PSD mas agora nem sei que pensar...

A. João Soares disse...

Amiga Isabel,

Parece que está com dificuldade em desenvolver raciocínios rápidos e em controlar as emoções. Por isso, quando lhe fazem uma pergunta inesperada e que o emociona nem sempre dá uma resposta adequada ou, pelo menos, inócua.

Beijos
João