quinta-feira, 2 de maio de 2013

GOVERNO É BOM OLEIRO?


O bom oleiro, o bom artífice, o bom artista, produz obra perfeita se tiver boa matéria-prima, boas ferramentas e competência. E aquele que é realmente bom, criativo, original, mesmo com matéria-prima de qualidade menos boa, também descobre maneira de a valorizar e, com ela, fazer arte.

Quanto ao Governo de um país, a matéra-prima é constituída pela população e pelos recursos nacionais e o resultado da governação será arte ou coisa tosca conforme a genialidade do oleiro que a molda.

Do artigo Deixem-nos trabalhar de Paulo Ferreira, transcreve-se o último parágrafo. Quem desejar ler tudo,(e dará por bem empregue o temo) deverá abrir o link do seu título:

«A "sociedade" é feita de gente e instituições a que o Governo tem dado tratamento semelhante ao do barro: molda-se para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo até se conseguir o que se pretende. Problema: a "sociedade" olha para o produto final e vê uma coisa sem nexo. A culpa é de quem? Da sociedade que não se dá ao molde? Ou do moldador?»

Imagem de arquivo

Sem comentários: