Transcrição de artigo de opinião que, com ironia, acrescenta reflexões ao tema abordado em Evitar o médico !!! e em SNS em dificuldades ou medicina preventiva ?:
As virtudes dos vícios
Correio da Manhã. 01-04-2013. 1h00. Por: João Pereira Coutinho, Colunista
E que tal se os portugueses começassem a prevenir certas doenças para aliviarem o sistema nacional de saúde? Todos os anos, são 500 milhões para maleitas relacionadas com o tabaco; e mais 200 milhões para o álcool; e mais 100 milhões para a diabetes.
Não seria possível evitar estas sangrias? Possível, seria. Mas, com a calculadora na mão, pergunto: seria desejável? Para começar, importa lembrar que, só em 2012, o imposto sobre o tabaco rendeu mais de 1300 milhões de euros ao Estado. Sobre as bebidas alcoólicas e os produtos calóricos, faltam-me dados exactos – mas é óbvio que as receitas superaram as despesas com bebedores e glutões.
Se juntarmos a tudo isto a evidência empírica de que o tabaco, o álcool e a gula matam precocemente, há ainda uma poupança adicional com reformas de todo o tipo que sempre alivia a Segurança Social. Prevenção? O governo que pense melhor: o vício e a morte rendem mais do que a saúde e a longevidade.
Imagem de arquivo
Um mês e muitos pesadelos depois
Há 1 hora
Sem comentários:
Enviar um comentário