sexta-feira, 6 de abril de 2012

Elvas com aeroestação

Transcrição de texto de blogue, seguido de NOTA:
Novo aeroporto em Elvas para aerocomboios em bitola europeia
Posted em 05/04/2012 por António Fernando Nabais

Após ter fracassado o projecto do TGV, Passos Coelho já colocou a hipótese de se construir uma linha de bitola europeia para mercadorias, até Badajoz. Uma vez que a referida bitola europeia só recomeça em Barcelona, a cidade de Elvas irá ser dotada da primeira aeroestação de comboios do mundo. Quando as composições saídas de Sines chegarem àquela cidade alentejana, ser-lhes-ão acopladas asas que lhes permitirão percorrer pelo ar os mil quilómetros até regressarem à linha férrea. Trata-se de um projecto absolutamente pioneiro cujo estudo ficará a cargo de uma comissão de especialistas.

Para a construção da nova linha aéreo-férrea, da aeroestação e dos aerocomboios será aberto um concurso público de ajuste directo. Ciente dos problemas criados pelas Parcerias Público-Privadas, Miguel Relvas já veio declarar que “todo este processo terá como base um novo instrumento jurídico-financeiro, as Sociedades Estatais Particulares.”

NOTA: Entretanto, até que seja adjudicada a obra da aeroestação e a compra dos equipamentos convém estarmos informados e começar pelos seguintes textos:

Passos Coelho "não estudou dossiê" e ligação ferroviária a Sines pode não passar de uma "ilusão"

- PS desafia Governo a discutir com Espanha linha de bitola europeia

- Linha Sines-Badajoz não tem continuidade no lado espanhol

- Coelho bitolar

- Monólogo de um coelho bipolar

Imagem do Aventar. Ícaro, o comboio alado.

2 comentários:

Zé Povinho disse...

Bem esgalhada...
Abraço do Zé

A. João Soares disse...

Caro Zé,

Costuma dizer-se que o povo está adormecido. Claro que há excepções, mas em geral o povo é resignado, espera para ver e, entretanto, é matuto, pensador, filósofo, com a sabedoria que vem de há muito e que é permanentemente actualizada. Por isso, nos momentos mais trágicos, não falta o bom humor, a piada perspicaz e o blogue AVENTAR tem uma equipa muito activa nas observações atentas e oportunas daquilo que nos cerca.

Abraço com votos de Páscoa Feliz
João